12.5.16

23 de Maio


1953. Macapá. Personagens ainda não identificados

1623.  Em atendimento às denúncias feitas por Maciel Parente às coroas portuguesa e espanhola, chega Luís Aranha de Vasconcellos com ordens de fazer o reconhecimento do “rio das Amazonas” nas imediações do Cabo do Norte, e expulsar os inimigos. Ao partir para o Mariocai é cercado pelo inimigo. Maciel Parente reúne as tropas de Pedro Teixeira, Ayres Chichorro e  Salvador de Melo, ao todo 70 soldados e mil índios flecheiros, e vai em auxílio de Vasconcelos. Dividem o grupo, segundo Pedro Teixeira, pela margem esquerda (Terras do Amapá) e Bento Maciel pela direita. Na terra dos Tucujus encontraram abandonadas as feitorias. Em Mariocai conquistaram e incendiaram as defesas. Aí levantou o forte de Santo Antonio de Gurupá. (RIO BRANCO, III, 62).
            Pedro Teixeira, que acabara de conquistar os fortes holandeses do Xingu – ataca o forte de Mandiutuba (construído através de consórcio entre holandeses e ingleses, sob ordens de Nicolaas Oudaen e o almirante Lúcifer) em duas colunas, pelo rio e por terra, obrigando os invasores a se refugiarem com os ingleses na área do futuro Amapá.

1625 – Pedro Teixeira, tendo às suas ordens os capitães Pedro da Costa Favela e Jerônimo de Albuquerque, ataca e toma o Forte de Mandiutuba, no Araguari, não na foz do Xingu, como menciona Rio Branco (Efemérides Brasileiras, 1999, página 251). O comandante inimigo, Oudaen, consegue fugir com  parte da guarnição, em uma lancha, para a região dos índios Tucujus. Ver 24 de maio de 1625.

1626 – Ao raiar desse dia, forças expedicionários ao comando de Pedro Teixeira atacam, por rio e por terra, o Forte de Mandiutuba, construído pelos holandeses sob as ordens de Nicolau Ouaden. À noite o forte já estava em poder dos portugueses, mas os invasores, aproveitando-se de uma tempestade, fogem em um lanchão indo fixar-se com os ingleses que já ocupavam vários pontos do Cabo do Norte. Ver 09 de setembro de 1632.

1771 – Sai de Belém um grupo de famílias (seis) oriundas de Mazagão africana (Marrocos) para a vila de Mazagão, no Amapá.

1945.  Pela lei federal nº 7.578, é criado o município de Oiapoque, composto inicialmente de dois distritos: Clevelândia do Norte e Vila Velha do Cassiporé. Quando criado, Oiapoque passou a ser, historicamente, o quarto município do então Território Federal do Amapá. 

1989 – Pela lei nº 344, o prefeito de Macapá, João Alberto Capiberibe, obriga os concessionários dos serviços de transportes coletivos urbanos do município de Macapá a possuírem moeda divisionária (troco), completa no valor da passagem paga pelo usuário, sob pena de dispensa do pagamento da mesma.

1990. Osvaldo Ferreira da Silva é nomeado presidente da CEA, administrando a estatal até 1º de janeiro de 1991. 


2003. Sema. Macapá sedia Seminário Internacional sobre Biodiversidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário