1.5.16

1º de Maio

1951. Macapá. Encontro entre amigos. Abdallah Houat e esposa (Centro) e Bellarmino Paraense de Barros (Direita). O personagem à esquerda eu não consegui identificar.

1631 – O governador do Pará, Jácome Raimundo de Noronha, comanda pessoalmente uma guarnição de soldados que conseguem tomar o forte de Felipe dos ingleses e holandeses associados. Os ingleses que o guarneciam, são presos ao tentar fugir.

1808  - D. João VI denuncia formalmente os tratados assinados em 1797 (do Diretório), 1801 (Badajós)  e Madri,  alegando prejuízo para Portugal. Já no Brasil, assina declaração de guerra à França.

1918 – É fundada em Mazagão Velho, uma comunidade da congregação religiosa católica das Filhas do Coração Imaculado de Maria, fundada pelo padre Júlio Maria Lombardi. A comunidade teve efêmera duração (dois anos).

1925 – O juiz de Mazagão, Aurélio da Cunha, presidindo a sessão de apuração dos votos das eleições de 1º de maio de 1925, proclama eleitor:
Para o Senado:Emiliano de Souza Castro (92 votos). Para deputado: José Augusto Meira Dantas (69 votos).

1944 – Chega em Macapá o barco Itaguary, adquirido pelo governo do Território do Amapá para serviço de transporte de passageiros no trecho Macapá-Belém.

1950 – É fundada em Macapá a Escola de 1º Grau Alexandre Vaz Tavares, pelo capitão Janary Gentil Nunes, governador do Amapá.

1974 – O mestre Oscar Santos recebe o Troféu de Bronze conferido pela direção do Ginásio de Macapá (hoje Escola Integrada de Macapá) pelos serviços prestados ao referido estabelecimento.


1992. São criados os municípios amapaenses de Cutias do Araguari (Lei Estadual nº 6), Itaubal do Piririm (Lei Estadual nº 5), Pedra Branca do Amapari (Lei Estadual nº 8), Porto Grande (Lei Estadual nº 3), Pracuúba (Lei Estadual nº 4) e Serra do Navio (Lei Estadual nº 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário