15.5.16

27 de Maio

1954. Coaracy Nunes, então deputado federal, discursando em um evento politico.

1775 – Parte de Belém o 12º grupo de famílias originárias de Mazagão africana, no Marrocos, para a vila de Mazagão, no Amapá, nesta data.

1895 -  O comandante militar de Caiena, capitão Peroz, elabora um relatório sobre a estratégia a ser adotada na vila de Amapá no dia 15 de maio. Ele foi publicado no jornal Moniteur de la Guyanne Française. Parcial, ele dá, com  isso, a sua versão para o caso. A tradução é de Silvio Meira.

            1956 – Aristides Piróvano, após cinco anos como administrador apostólico de Macapá, passa a ser o novo bispo prelado, o primeiro da história do Amapá.

1961 – Falece em Belém, Pantaleão Gonçalves Machado (mestre Pontinha), filho de Leopoldo Machado.

1962 – É inaugurado o campo de pouso de Igarapé do Lago, por Clóvis Teixeira, representando o governador Montero Valdez. Construído pela Prefeitura de Macapá.

1965 – O prefeito de Macapá, Renée Limmounche, após criticar o aparato policial montado pelo governador Luis Mendes da Silva, para investigar a vida dos funcionários públicos na Prefeitura, é afastado de suas funções, sendo exonerado e preso no dia 11 de junho, por 60 dias. Ver Diário Oficial nº 197, de 16 de junho de 1965.

            2001 – Técnicos da Guiana Francesa estão no Amapá para estabelecer parcerias com o Governo do Estado nas áreas de turismo, ecoturismo, agricultura, artesanato, marcenaria e intercâmbio linguístico. Entre os integrantes da delegação estão representantes do Conselho Regional da Guiana, da Associação de Formação Profissional de Adultos.

            2002 – Começam a funcionar em ruas de Macapá os fotossensores, instalados pela Prefeitura de Macapá. Os equipamentos são sistemas de registr de infrações. Os primeiros pontos de Macapá a receber s fotosensores são: Av. Pe Julio Maria Lombardi com Candido Mendes, Av. Santo Dumont próximo ao cemitério São José, Rua Jovino Dinoá  com av. Pe. Julio, Rua Hildemar Maia com a aV FAB, e rua Mato Grosso entre Maranhão e Piauí.


            2004 – É inaugurado em Macapá, o Centro de Referencia em Tratamento Natural (CRTN), na av. FAB, em frente à Prefeitura de Macapá. O novo orgão prestará assistência médica especializada em terapias naturais como Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura, Massoterapia e Orientação Alimentar Regionalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário