9.5.16

20 de Maio


1953. Macapá. Doca da Fortaleza

1931 – O tenente  Jacinto Boutinelli toma posse como o primeiro prefeito de Macapá da história, após o período da Intendência iniciado em 1895.

1955. Futebol. Nasce em Macapá, o jogador BIRA (Ubiratan do Espírito Santo), filho do ex-craque e ex Guarda Territorial Herundino do Espírito Santo. Bira foi considerado o Artilheiro do Norte, e deu várias glórias ao futebol do Amapá, da Amazônia e, por extensão, do Brasil.

1964 – Mário Luiz Barata é exonerado do cargo de prefeito de Macapá.

1998. A Icomi envia à Sema uma longa carta relatando resumidamente diversos aspectos inerentes à àrea industrial de Santana. Nessa carta, a Icomi relata a instalação, na década de 70, de uma usina pioneira na produção de pelotas de manganês, desativada após 10 anos de operação, e que também instalou na área industrial um forno elétrico para produção de ferro-ligas e uma unidade de sinterização. Ainda nesta carta a Icomi informa como se deu o processo de desapropriação privada esta área industrial-portuária e da sua venda à Champion, compradora da Amcel, ocorrida no dia 20 de novembro de 1996. Relata que, apesar da venda, a Icomi ficou como comodatária por um tempo de 5 anos, para atingir vários objetivos contratuais. O terceiro desses objetivos seria o de realizar uma auditoria ambiental para determinar o grau de contaminação de solo e lençol freático e a solução´ao dos possíveis problemas. Para realizar a auditoria ambiental a Icomi contratou a Jaakko Poyry Engenharia Ltda, que trabalhou durante oano de 1997 e primeiro quadrimestra de 1998, identificando teores anômalos de manganês, ferro, arsênio e orgânicos, nas análises quimicas de amostras de águas subterrâneas da área industrial de Santana.

A Icomi explica também que o Arsênio é resultante dos rejeitos dos processo de pelotização e sinterização existentes na bacia de rejeitos finos e entorno ocorridos até 1997.

2002 – A Secretária de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, detecta em Macapá o primeiro cao de dengue hemorrágica. A paciente foi uma mulher que mora no bairro Perpéto Socorro. (Jornal do Dia, 22 de maio de 2002).


2003. Lançamento do Projeto Sentinela, para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 20 de maio de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário