1.5.16

2 de Maio

1952. Municipio de Amapá. Igreja do Espirito Santo

1758 – O rio Gurupi passa a ser a linha divisória da Província Eclesiástica do Pará, começando a do Maranhão na margem direita do citado rio.

1895 – O Triunvirato do Amapá despacha uma carta à população de Cunani, esclarecendo das providências que foram tomadas a respeito dos procedimentos de Trajano e seus companheiros na vila.

1924 – O livro nº 1  de Certidão de Casamentos da 2ª Circunscrição Judiciária da vila de Oiapoque (pertencente à comarca de Aricari) registra o casamento de Gonçalo Hugo Baptista, de 19 anos de idade, e Casimira de Andrade e Silva, de 15 anos, ambos com o consentimento dos pais. Este é o primeiro registro de casamento da história de Oiapoque.

1961 – Chegam a Macapá, para o Colégio Santa BartoloméaCapitâneo, religiosas da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Menina, e inicia-se, neste mesmo dia, o ano letivo (pela primeira vez) do referido estabelecimento.

1963 – A carnavalesca Alice Gorda funda o Bumba Meu Boi Pai da Malhada, que por três anos consecutivos deleitará a comunidade macapaense com suas apresentações.

1990 – Dolly Mendes Boucinhas toma posse no governo do Amapá, interinamente, em razão da exoneração, pelo presidente Collor de Melo, do governador Jorge Nova da Costa.

2003. O Governo do Amapá autoriza a BritshPetroleum para pesquisas de ocorrência de petróleo no litoral amapaense. Empresa pretende rastrear 12 mil quilômetros da costa do Amapá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário