6.5.16

11 de Maio


1895 – Um destacamento comandado pelo capitão Lunier, do batalhão de Infantaria da Marinha, sai de Cayenne às 17h, no navio Bengali, para uma “missão especial” na vila de Amapá. O destacamento é composto de duas seções, sendo a: 1ª  seção -  Capitão-tenente Destop comandanto: 30 homens, um sargento, um cabo furriel, três cabos, um corneteiro, um sapador, um ajudante de sapador e 22 soldados. – 2ª seção -  Ajudante Safray comandando: 30  homens, um sargento, três cabos, um corneteiro, um sapador, um ajudante de sapador e 21 soldados. Acompanha o destacamento um médico (Condé). O  “Bengali” estava equipado  com 120 cartuchos. Além do  “Bengali”, acompanham seis barcos auxiliares. O confronto irá ocorrem em 15 de maio.

1946 - O jornal Amapá publica copia do contrato firmado entre o Governo do Amapá e a empresa The Hanna Corporation Company, cuja subsidiária é a Icomi, para exploração de manganês em Serra do Navio.

1955 – O cargueiro Momacuren deixa o porto de Santana. Ele trouxe de Nova York para o Amapá, com destino à Icomi (Indústria e Comércio de Minérios), um carregamento de 1,43 mil toneladas de trilhos par a construção da Estrada de Ferro do Amapá. Ver 12 de maio de 1955.

1997 -  O médico Valdson Ferreira Rocha e a namorada Aldenize Costa são assassinados, às 23h30, na rodovia Juscelino Kubitschek. A polícia investiga o crime. Este fato histórico e outros acontecimentos que decorreram dele, deram causa à vinda, em Macapá, da CPI do Narcotráfico.

2002 – O Amapá é o terceiro estado em consumo de drogas na escola. O dado é resultado de pesquisa, efetuada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), constatando que as drogas são consumidas em 32,1% das escolas brasileiras, e que em 21,7% há tráfico. O estudo “Retrato da Escola 2 – A Realidade sem Retoques da Educação no Brasil”, organizado pela CNTE, relaciona a presença de drogas à violência nas escolas. Em 46,0% dos colégios em que a droga está presenta, sempre  ou de forma ocasional, foram registrados casos de agressões fisicas. Em 71,2% ocorreram agressões verbais. Os estados em que há maior consumo de drogas nas escolas são: Ceará (66,7%), Paraíba (51%) e Amapá (50%). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário