13.10.16

31 DE OUTUBRO



1956. Macapá. Vista panorâmica da frente da cidade.


1751 – O governador do Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, envia a Macapá um grupo de famílias, oriundas das ilhas dos Açores, ao comando do coronel João Batista do Livramento, assessorado pelo padre Miguel Ângelo de Morais, com a incumbência de dar início aos trabalhos de colonização do povoado.

            1938 – Pelo decreto nº 3.131, o município de Amapá recupera seu nome antigo, modificado desde 31 de março, através do decreto estadual nº 2.972, e são ratificados seus limites de abrangência, entre  os rios Oiapoque e Araguari. A mesma lei cria o distrito de Ferreira Gomes. (Enciclopédia dos Municípios do Brasil, volume 1, pág. 19).

            2001. O governo federal envia á embaixada da República Francesa a composição do lado brasileiro da Comissão Bilateral Brasil-França, que coordenará a execução dos trabalhos com vistas á construção da ponte sobre o Rio Oiapoque. A construção da ponte é fruto do acordo entre Brasil e França, assinado em 5 de abril de 2001. A ponte, avaliada em US$ 20 milhões, será construída no local denominado Ponto Morna, a 500 metros de Oiapoque , e 1,5 km de Saint-Georges, na Guiana Francesa.
            Fazem parte da comissão brasileira, além do embaixador Marcelo Jardim e d engenheiro Edson Valente, do Setrap, o gerente do Corredor Fronteira Norte do Plano Plurianual de Invstimentos, Irani Siqueira,  o chefe da Divisão DNER/MT do Departamento Nacional de Estradas de Rodagens Renan Calheiros, o coordenador geral da Secretaria de Transportes Terrestres do Ministério dos Transportes Marcos Neves, o superintendente regional do Departamento de Policia Federal Dirceu Augusto Silva, e o superintendente regional da Receita Federal (Segunda Região Fiscal) José Barroso Tostes Neto.

             2002 – Falece na Itália o padre Antonio Cocco, um dos primeiros do Pime a chegar ao Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário