1.11.16

1 DE NOVEMBRO



1956. Serra do Navio. Estrada de Ferro do Amapá em construção

1615 – . Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, renuncia, e sua tropa, vencida por soldados lusos ao comando de Jerônimo de Albuquerque e Diogo de Campos Moreno. Alexandre de Moura, diante da vitoria, resolve mudar o nome do Forte de São Luiz para Forte de São Felipe, em homenagem ao rei da União Ibérica, Felipe II.[1]

1752 – O governador do Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, informa ao rei de Portugal sobre o estado sanitário de Macapá, referindo como excelente a povoação desse núcleo colonial. Comunica também que há espaço suficiente para a construção de uma grande fortaleza. Mendonça Furtado relata, também, o pouco sucesso dos colonos açorianos nas práticas agrícolas.

1755. Um grande terremoto acontece na Europa, atingindo Portugal e, principalmente, a capital, Lisboa. Nomeado pelo rei d. José I, o Marquês de Pombal consegue reter parte da população que ameaçava abandonar a capital portuguesa, e empreende uma política de construção de cidades fortificadas nas colônias da África e do Novo Mundo (Brasil). Na região setentrional do Brasil, é projetada a vila de Macapá, com condições de armazenar toda a riqueza animal, vegetal e mineral conseguida através de expedições, para serem recambiadas até o Reino português, como forma de reconstrução da capital, abatida pelo terremoto. Assim nasceu Macapá

1941. Nasce em Manaus, AM, Isnard Brandão Lima Filho, o Isnard Lima, filho da professora de música Walkyria Lima. Poeta, advogado e compositor.  Autor das obras Rosas Para a Madrugada (poesia, 1968), Malabar Azul (Crõnicas, 1995) e Seiva da Energia Radiante (obra inacabada). Faleceu em 11 de julho de 2002.

1944 – Alceu Paulo Ramos ingressa, aos 23 anos, no Governo do então Território do Amapá como oficial da Comissão de Abastecimento e Preços. Ver 16 de fevereiro de 1997.

1988 – O escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro pronuncia, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, palestra sobre o intercâmbio cultural Amapá/Pará, denunciando a ocorrência de um grande vazio cultural que no Norte.

1988 – O diretor do Museu Histórico do Pará, museólogo Euler Santos de Almeida, em palestra proferida no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, pede maior integração dos museus do Amapá com o resto do mundo.



[1] ABREU, João Capistrano de. História Colonial: 1500 a 1800. Brasília-DF, Conselho Editorial doSenado Federal. 1998. Págs 73 a 77.

Nenhum comentário:

Postar um comentário