1.11.16

2 DE NOVEMBRO


1956. Amilcar Pereira, ex governador do Amapá

1733. O governador do Pará, José da Serra, quebra um acordo firmado com os franceses em 15 de outubro de 1732 (ver) reivindicando energicamente o Rio do Cabo Orange como limite incontestável do Brasil estipulado no Tratado de Utrecht de 1713. Mas enquanto Portugal restringia-se ingenuamente aos protestos de sua administração, a imprensa francesa divulga a “crença” na falsa interpretação de delimitação da Guiana Brasileira e do Brasil, pelo Cabo do Norte. (SILVA, J. C. O Oiapoque e o Amazonas. 2ª edição, 2010. Pág. 80 (374)

1752 - Chega a Belém, PA, um oficial francês alertando ao governador do Pará que o rei da Prússia pensava em implantar um estabelecimento bélico na Amazônia. Convinha, pois – segundo o oficial – aumentar a guarnição de Macapá.

1920 - Nasce na cidade de Macapá, José Araguarino de Mont'Alverne, escritor e funcionário público, membro da Maçonaria.

1752 – Chega a Belém um oficial francês alertando ao governador do Pará que o rei da Prússia pensava em implantar um estabelecimento bélico na Amazônia. Convinha, segundo o oficial, aumentar a guarnição de Macapá.

1973 – Falece em Macapá o padre italiano Carlos Bassanini, um dos primeiros do Pime[1]

1982 – Os artistas plásticos R. Peixe, Frank Asley e Estêvam, vão a Salvador e Fortaleza para participar de uma coletiva, de 36 telas (12 de cada) inéditas.



[1]              PIME: Pontifício Instituto das Missões, uma congregação religiosa católica masculina, formada por padres missionários que chegou no Amapá em 1948 e permanece até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário