1.11.16

5 DE NOVEMBRO


1956. Janary Nunes e o juiz Uriel Sales de Araújo

1920 – O jornal Folha do Norte, desta data (Belém), comentando a situação do Oiapoque, descreve a maneira por que os franceses quiseram apossar-se da região, no passado.
           
1920. O jornal A Noite, do Rio, faz um longo comentário assinado pelo escritor Augusto Lima, ressaltando que só agora a imprensa desperta  para a problemática da colonização  da região do Oiapoque, e adverte os governantes para a solução imediata do problema em questão. Também o mesmo jornal publica uma matéria sobre o desenvolvimento colonial de Oiapoque, ovacionando o trabalho do engenheiro
Gentil Norberto, e advertindo sobre a necessidade de se colonizar todo o Oiapoque. Ver documento.

1920 – O jornal Correio da Manhã, do Rio, elogia a zona de Oiapoque (Clevelândia).

1955 – Proveniente da Vigia, no Pará, chega a Macapá o empresário Dorimar Marques Monteiro (Banca do Dorimar).

2005 – Serra do Navio. É inaugurada a primeira sede do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A obra, orçada em R$ 200 mil, ficará sob a administração do Ibama/ASP. O complexo, de 275 metros quadrados, inclui três ambientes que são a Unidade de Apoio Administrativo, Alojamento e Casa de Embarcações. (Jornal A Gazeta, Macapá, 05 de novembro de 2005).

2007 – Macapá. O Conselho Estadual de Cultura lança o Troféu Pitumbora, que será dado à maior personalidade de destaque no universo cultural de cada ano. Além do Troféu Pitumbora, haverá a entrega de 20 Medalhas do Mérito Cultural, e do Diploma de Destaque Cultural Popular. Ao todo, passarão a ser, a pertir de 2007, 27 cidadãos  e cidadãs que receberão  as honrarias do Coknselho de Cultura.
O nome Pitumbora lembra um ser mitológico do lendário povo tucuju, que corresponde a um boto tucuxi dotado de poderes sobrenaturais, que habitava uma caverna existente embaixo da Pedra do Guindaste e, segundo a crença popular, nas noites de lua nova costumava aprontar contra os canoeiros, emperrando o leme das embarcações, soltando as amarras, as cordas da âncora e assus5tando os viajantes.

2007. Criação do Centro de Atendimento Psicossocial, CAPS, para atendimento a dependentes de álcool e outras drogas. Não foram divulgados investimentos.

2012. Lançamento, pela primeira vez em português, da obra L’OYAPOC ET L’AMAZONE (O Oiapoque e o Amazonas), de Joaquim Caetano da Silva, no Museu Joaquim Caetano da Silva. O evento faz parte das atividades da I FLAP – Feira de Livros do Amapá


2012. Macapá. Abertura do 3º Congresso Nacional de Populações Extrativistas, com o tema “Politicas Públicas para as Populações Extrativistas no Contexto Global”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário