10.11.16

24 DE NOVEMBRO


1957. Estrada de Ferro do Amapá

1950 -  O advogado Inácio Moita, ex-juiz de Direito de Macapá, concede entrevista ao jornal Folha do Norte sobre o Amapá e a administração de Janary Nunes.

1968 -  O bispo de Macapá, José Maritano, benze e inaugura a capela do bairro de Pacoval, construída pelo padre Franco De Benedetti, em madeira nas paredes e soalho, coberta de telha de barro. O cruzeiro, no lugar de origem da capela, tinha sido fincado a 29 de outubro de 1967.

1987. O presidente  José Sarney assina o decreto-lei nº 2.375/1987, que entre outros pontos, autoriza a transferência de terras da União aos Estados. Assim, o referido decreto permite a transferência das terras da União para o Amapá. O referido decreto substitui o decreto-lei nº 1.164,d e 1º de abril de 1971, que estabelecia serem de domínio da União as terras situadas numa extensão de 100 km das margens das rodovias federais existentes na Amazônia Legal. No caso do Amapá, boa parte das terras a serem transferidas estão nas margens das rodovias BR-156 e Br-210.


1999 – Pelo Decreto nº 2998, o governo do Estado decreta intervenção no município de Laranjal do Jarí, em razão do prefeito Manoel Conceição estar envolvido em atos de corrupção e malversação do erário público. O governador Capiberibe nomeia Cláudio Baptistão como interventor do Estado no município.

 2005. Abertura da Conferência de Cultura do Amapa, com o tema Estado e Sociedade, construindo a política pública da cultura. Objetivo: elaborar as diretrizes para os planos e sistemas estaduais, bem como contribuir para o Plano Nacional de Cultura.


2011. Cooperação Internacional. Macapá. Abertura da 7ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França, reunindo representantes dos governos estadual, federal e francês, para alinhamento de acordos de cooperação intrnacional entre Brasil (Amapá) e França (Guiana Francesa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário