4.11.16

10 DE NOVEMBRO



1895 – O jornal O Democrata, de Belém (Pará), de propriedade de Francisco Xavier da Veiga Cabral (Cabralzinho), publica — em primeira página — notas extraídas do La Politique Coloniale, de 17 de setembro, em que ataca o novo governador de Caiena, Mr. Lamothe.

1930. Nasce em Aporema (Tartarugalzinho), em 10 de novembro de 1930, Raimundo Pantoja Lobo. Professor, filólogo e escritor. Estudioso da Lingua portuguesa, sendo considerada a maior autoridade em gramática no Amapá. Autor das obras Respingos de Filosofia e de Ecologia e Pensamentos sobre o Amor.

1940.  Futebol. Nasce em Macapá-AP, o jogador Cirio (Cirio de Nazaré Menezes Coutinho), que deu muitas glórias ao futebol amapaense, pelo Juventus Esporte Clube.[1]

1954 – O governador da Guiana Francesa, Robert Vignon, visita Macapá, acompanhado de sua esposa e do cirurgião M. Rubliman, de Lourenço.

1988 – O governador Jorge Nova da Costa faz entrega de um barco recém-construído, para a comunidade de Conceição do Muriacá, que se destinará ao transporte de moradores daquela região e ao escoalmento da produção agrícola. O barco mede 11,5m de comprimento por 2,6m de largura.

2005 – É inaugurada a primeira Penitenciária Feminina do Estado, em Macapá, próximo ao Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).

2006 – A Assembléia Legislativa do Estado aprova a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado Jorge Amanajás (PSDB), extinguindo o cargo de juiz auxiliar no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). A proposta dá nova redação ao Artigo 135 e acrescenta dois parágrafos ao Artigo 63, além de revogar o Inciso III do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado do Amapá. A PEC foi sugerida pelo presidente do TJAP, desembargador Raimundo Vales, e visa à adequação da norma constitucional às alterações ocorridas na estrutura organizacional do Poder Judiciário do Amapá, onde não há mais necessidade da existência do cargo que foi extingo. Com isso, o TJAP passará a funcionar com  os cargos de Juizes de Direito e Juizes de Direito Substitutos.



[1] GARCIA, leonai, Bola de Seringa, história do futebol amapaense. 2009, Griphus Editora, Rio, Pág. 93

Nenhum comentário:

Postar um comentário