13.11.16

27 DE NOVEMBRO


1958. Janary Nunes e Aristides Piróvano

1624. Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, é nomeado, pela segunda vez, “tenente geral do Rei dos países da América, desde o Rio Amazonas até a Ilha de Trindade”. Mas ele evita a bacia do Amazonas, até mesmo as regiões circunvizinhas, ficando ocultamente nas margens obscuras do Rio Sinnamary, na Guiana Francesa. E foi ali que em 1626 desembarcaram os 26 primeiros colonos franceses da Guiana, a uma distância de mais de 50 léguas do Oiapoqeu e a mais de 100 léguas do Amazonas.

1699. Uma Carta Régia portuguesa estabelece que todos os portugueses deverão dispensar aos índios Tucuju um tratamento especial, levando-os a ter uma vida mais respeitosa. Estavam incluídas neste documento, imposições de penas a quem contrariasse a ordem régia, assim como menções honrosas a quem cumprisse integralmente os preceitos da carta. Mas já era tarde demais para os Tucuju. A maioria dos índios dessa etnia migrou para a região das Guianas, aculturando-se.

1757 – O coronel do regimento militar de Macapá, Cipriano Coelho de Azevedo, pede licença ao rei de Portugal para se recolher ao Reino, devido sua idade avançada (80 anos)

1807 – Três dias antes das tropas francesas  (ao comando  de  Junot) entrarem em Lisboa, a “´rainha louca” (Dona Maria I), o principe regente e mais de 15 mil  pessoas, em oito naus, quatro fragatas, três brigues e uma escuna, numerosas charruas e navios mercantes, conseguem embarcar para o Brasil, fugindo ao bloqueio continental napoleônico.

1952 – Macapá. Claudomiro de Morais é o novo prefeito municipal, em substituição a Heitor de Azevedo Picanço, exonerado em 26 de novembro de 1952.

1953 – O jornal A Noite, do Rio, comenta sobre a possibilidade do Amapá se tornar um Estado.

1955.  Nasce em Juazeiro do Norte (Ceará), Ademir Pedrosa de Araújo,  poeta e compositor radicado em Macapá, autor da obra Poço do Mato. Ganhador de vários festivais de música no Brasil.

1964.  Nasce em Fazendinha (Macapá), José Queiroz Pastana, escritor, autor das obras poéticas Oscilações (1989); No Meio do Mundo (1997) e Nos Céus da Vida (2003). Em parceria com Ricardo Pontes e Sânzia Brito, participou do CD Acalantos Poéticos (1999).

1984 – É fundada a Associação dos Servidores Municipais de Mazagão.

1988 – Macapá. A agremiação esportiva Trem Desportivo Clube (TDC), sagra-se tetracampeã do Copão da Amazônia, ao vencer o Clube Atlético Acreano, por 3 x 0.


2006. Um total de 3.500 bubalinos do Amapá são embarcados para o Libano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário