7.11.16

20 DE NOVEMBRO


1957. Macapá. Janary Nunes e Juscelino Kubitschek

1752 – Francisco Xavier de Mendonça Furtado informa ao rei de Portugal sobre os procedimentos do alferes Siqueira Mendes, e pede opinião sobre a decisão de mandá-lo, ou para Mazagão Africana, ou para as colônias portuguesas na Índia. Informa também sobre a decisão de pagar ao pároco de Macapá a contribuição anual de 800 mil réis (cãmbio da época) deixando claro que já foram pagos os primeiros seis meses.

1835 – Um grupo de cabanos se aloja em Ilha de Santana, no Furo do Beija-Flor (em frente à cidade de Mazagão). E nesta dia, às 4 da madrugada, trava-se violento combate, saindo vitoriosas as tropas legalistas de Mazagão ao raiar do dia, sem que pudessem ter evitado a invasão de suas propriedades pelos cabanos.

1836 – Em Ilha Vieirinha, perto de Macapá, 60 soldados legalistas matam 30 suspeitos de serem cabanos, incendiando suas casas e apropriando-se de seus pertences.

1869 – Por Carta Patente assinada nesta data, o imperador D. Pedro II, através de Carta Régia desta data, nomeia o capitão Leonardo José  Picanço para  o posto de tenente-coronel chefe do Estado Maior do Comanbdo Superior da Guarda Nacional de Macapá e Mazagão.

1996.  A Champion compra a Amcel, pertencente à Icomi. Ver 20.05.1998

2000 – Capiberibe acusa o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, de se omitir diante da crise institucional vivida pelo Estado. O governador do Amapá afirmo que a confusão no Estado chegou ao ponto em que está porque “Brindeiro fica sentado sobre os processos” contra a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Margarete Santana. “Como  o procurador não oferece denúncia, a presidente do TCE não pode ser julgada pelo Superior Tribunal de Justiça”, afirmou Capiberibe dizendo que “eu nem sequer consigo marcar audiência com o procurador, que é um homem muito Ocupado.
O governador participou, na Assembléia Legislativa de São Paulo, de uma cerimônia de desagravo com a participação de políticos, representantes de organizações não-governamentais e de universidades. O presidente nacional do PT, deputado José Dirceu e o senador Eduardo Suplicy (SP)  estiveram no evento.


2000  - É criada  em São Pàulo a Associação Brasileira para Proteção da Propriedade Intelectual dos jornalista (APIJOR), reunindo jornalistas de oito Estados brasileiros incluindo  o Amapá, que foi representado pelo jornalista  Gilberto Ubaiara Rodrigues, à época presidente do Sindicato  dos Jornalistas Profissionais do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário