7.11.16

15 DE NOVEMBRO


1957. Macapá. Expofeira do Amapá

1769. Falece Francisco Xavier de Mendonça Furtado, governador do Pará que elevou Macapá à categoria de vila em 04 de fevereiro de 1758.

1891 -  É realizada em Mazagão a primeira eleição por sufrágio direto para os cargos de Intendente e Vereadores (àquela época chamados de Vogais), com o seguinte resultado: Para Intendente de Mazagão, o capitão André do Nascimento Afonso. Para a Câmara Municipal, os primeiros vereadores: Tenente-coronel João Lopes da Cunha, alferes Custódio Duarte da Silva Filho, capitão Manoel Pinto Pereira Valente, Antonio Lucio de Sampaio e Luiz Valente Ribeiro.

1895 – Joaquim Francisco de Mendonça Júnior e José Antonio de Cerqueira fundam o Pinsônia, o primeiro jornal a circular no Amapá, confeccionado inicialmente em Belém. A partir de 14 de julho de 1897 ela passa a ser produzido em Macapá, tendo como tiragem inicial a média semanal de 500 exemplares.

1895. Macapá. É inaugurado o prédio da Intendência de Macapá, localizado na Avenida Mário Cruz (continuação da Avenida Mendonça Furtado), a partir da Cândido Mendes, em direção à frente da cidade.

1896 – Macapá. Toma posse como promotor público de Macapá, Raimundo Alvares da Costa.

1898 – Mazagão. O tenente-coronel Manuel Valente Flexa é reeleito intendente de Mazagão, por mais 04 anos.

1915 – Mazagão. Erguem-se as primeiras casas em Mazagão Novo, a nova sede municipal. Seu primeiro intendente, o coronel Alfredo Pinto, nomeado em 22 de julho de 1915, toma posse nesta data.

1925 – Mazagão. Alfredo Valente Pinto toma posse no cargo de intendente do município de Mazagão. O juiz Aureliano da Cunha Menezes empossa também, em solenidade pública, os novos vereadores: Manuel Nunes da Silva, Nicolau Mendes de Almeida Guimarães, João Basílio Tavares, Nilo Duarte da Silva, Jovino Soares Almeida e Wolfgang Mendonça Fonseca. Todos eles foram nomeados pelo governador do Pará.

1945 – Macapá. É inaugurado o prédio do antigo Fórum de Justiça de Macapá, localizado em frente à Praça Beira-Rio com a avenida Presidente Vargas, no Centro de Macapá. Em 25 de janeiro de 1953 ele é reinaugurado, com a colocação das estátuas dos dois leões, obra do escultor português Antonio Pereira da Costa. Atualmente o prédio abriga a seção do Amapá da Ordem dos Advogados do Brasil.

1948. A Revista do Amapá comenta sobre o sino e as moedas de Cunani, no tempo em que foi república independente..

1954. Coaracy Gentil Monteiro Nunes e Hildemar Pimentel Maia ganham as eleições para deputado federal e suplente. Foram os seguintes os resultados da apuração da Segunda Junta Eleitoral da Comarca de Macapá, presidida pelo juiz Uriel Sales de Araújo. Vogais que trabalharam: Milton de Noronha Gustavo e Carlos Guilherme Pequeno Franco. Escrutinadores: Dalton Cordeiro de Lima, Moysés Zagury, Douglas Lobato Lopes e Ester Virgolino. Participantes da mesa apuradora: Hildemar Pimentel Maia (candidato a suplente de deputado federal pelo PSD e delegado do referido partido); Elfredo Távora Gonsalves (delegado do PTB, Partido Trabalhista Brasileiro). Resultado da apuração de 20 urnas, com o total de 2.590 votos: -Partido Social Democrata – PSD. Coaracy Gentil Monteiro Nunes e Hildemar Pimentel Maia: 2.155 votos; -Partido Trabalhista Brasileiro – PTB. João Bruno Alípio Lobo e José Serra e Silva: 386 votos. Votos em branco: 17. Votos nulos: 15. (BARBOSA, Coaracy Sobreira. História da Justiça  do Amapá.

1969. Em plena Ditadura Militar, são realizadas eleições em Macapá, para Vereador.

1970 -  Antonio Cordeiro Pontes, do MDB, com  8.222 votos, consegue derrotar Janary Nunes (da Arena, com 6.817 votos). Esta derrota foi visível em todos os municípios do Amapá, mesmo com uma abstenção popular de 6.367 votos. Assim, o dia 15 de novembro de 1970 fica marcado como o declínio do Janarismo no Amapá. Antonio Pontes tinha uma predileção discreta do general Ivanhoé Martins, que nunca foi simpático a Janary, a pesar dos dois militares serem da mesma legenda partidária (a Arena).

1972. São eleitos Vereadores de Macapá: Alceu Paulo Ramos Filho, Bento Góes de Almeida, Deuzolina Sales Farias, Humberto Álvaro Dias Santos, Isaac da Costa Uchoa, Jarbas Ferreira Gato, Orivan dos Santos de Castro Sussuarana,Raimunda Iolanda Guerra de Oliveira, Raimundo Azevedo Costa, Ubiracy de Azevedo Picanço e Walter Banhos de Araújo.[1]

1977.  São eleitos Vereadores de Macapá: Alceu Paulo Ramos Filho, Aroldo da Graça Góes, Benedito da Costa Uchoa, Bento Góes de Almeida, Geovane Pinheiro Borges, Humberto Álvaro Dias Santos, Iacy Ribamar Gonçalves Alcântara, Jarbas Ferreira Gato, José Tupinambá de Almeida, Julio Maria Pinto Pereira, Juvenal Salgado Canto, Manoel Correa Bezerra, Manoel Silva Sardinha, Raimundo Azevedo Costa e Ubiracy de Azevedo Picanço.

1978 – Newton Douglas Barata dos Santos toma posse como prefeito de Macapá, em substituição a Cleyton Figueiredo de Azevedo, até o dia 21, interinamente.

1982 – Amapá, Calçoene, Macapá, Mazagão e Oiapoque, antes consideradas áreas de interesses da Segurança Nacional, elegem seus primeiros prefeitos, encerrando a proibição, pelo regime militar instalado no Brasil em 1964.

1984 – Falece no Rio de Janeiro, o primeiro governador do Amapá, Janary Gentil Nunes, aos 72 anos, de problemas cardíacos.

1985 – Macapá, considerada ex-área de Segurança Nacional, juntamente com o Oiapoque, Amapá, Calçoene e Mazagão, elegem prefeitos, encerrando  a proibição do regime  militar.

1990 – Em eleição presidida pelo juiz de Direito da Comarca de Macapá, são eleitos: o primeiro governador (Annibal Barcellos) e os 24 primeiros deputados da História, que passam a ser deputados constituintes: Aluizio Gomes, Antonio Teles, Dáqueo Ribeiro, Adonias Trajano, Felix Ramalho, Amiraldo Favacho, Fran Junior, Geraldo Rocha, Hildo Fonseca, Janete Capiberibe, Jefri Hippolite, Luiz Barreto, Júlio Miranda, Maurício Junior, Nelson Salomão Santana, Jarbas Gato, Nilde Santiago,João Dias, Manoel Brasil, Milton Rodrigues, Regildo Salomão, Ricardo Soares, Sebastião Rocha e Waldez Góes.



[1] Livro de nomeações da Câmara Municipal de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário