7.11.16

13 DE NOVEMBRO


1957. Macapá. Expofeira do Amapá

1872 – De acordo com o decreto nº 5.135, estão registrados no livro da Terceira Seção da Contadoria da Tesouraria da Fazenda da Província do Pará, todos os escravos existentes em Mazagão, constando o número de matrícula de cada escravo, nome, cor, idade, estado civil, população, aptidão para o trabalho, pessoas da família, moralidade, valor, nome do proprietário e outras observações.

1956 – Os padres Salvador Zonna e César Córneo, ambos do Pime, chegam a Macapá. Nota: Salvador deixa o sacerdócio em 1980, e César em 1962.

1962 – Otávio Gonçalves Oliveira é exonerado do cargo de prefeito municipal de Macapá.

2001. Nos dias 13 e 14 de novembro de 2001, o Governo do Amapá promove o I Seminário de Profissionais do Sexo da Região Norte, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. O seminário é para estimular a organização das profissionais do sexo, combater a prostituição, incentivar a busca de fontes alternativas de geração de renda e resgatar a auto-estima. [1]

2006 – O 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em parceria com vários órgãos federais e estaduais, iniciou a Operação Escudo II em Oiapoque. A ação se estende até o dia 18, com a função de organizar o trânsito de brasileiros na calha do rio Oiapoque e dar fim às intrigas envolvendo garimpeiros e a policia francesa. Participam da operação, além e 120 soldados do Exército, representantes do IBAMA,[2] Receita Federal, Policia Federal e Secretaria de Estado da Fazenda. O Exercito vai reconhecer, durante a operação as áreas de fronteira e coibir delitos transfronteiriços. O IBAMA irádemarca as áreas de preservação ambiental com fins a evitar a biopirataria. Os representantes da Receita Federal e Fazenda Estadual vão atuar no controle e fiscalização de produtos na região de fronteira. Os policias federais irão atuar na fiscalização de entorpecentes e grupos ou pessoas que queiram entrar ou sair de terras brasileiras pela fronteira. Atendimentos médicos fazem parte, também, da ação.

2007. O Amapá sedia o 21º Congresso de Delegados de Policia do Brasil, com o tema “Policia Comunitária”, com a participação de mais de 100 delegados de todo o país, com discussões sobre a melhor maneira de inserir a policia na sociedade.

2012.  Lançamento do Boletim Eletrônico da Rede Estadual de Ensino, que passa a ser uma ferramenta para alunos ou responsáveis acessarem e acompanharem, em tempo real, via internet, as notas e frequências bimestrais e anuais, além de permitir os lançamento de aulas, frequências e conteúdos ministrados, diretamente das cadernetas dos professores.


[1]              Diário do Amapá, jornal, 11 e 12 de novembro de 2001.
[2]              IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário