1.9.16

9 DE SETEMBRO



1953. Expofeira do Amapá

1961 – Macapá. Amaury Guimarães Farias é o novo prefeito de Macapá, em substituição a Ronaldo Tavares de Souto Maior. Um dos pioneiros na construção da BR-156. Nasceu na Fazenda Santa Maria, no municipio de Amapá, em 2 de fevereiro de 1927. Filho do capitão João Farias Filho e Maria Guimarães Farias. Ingressa no quadro de funcionários do Governo do Território Federal do Amapá em 1º de março de 1949.  Casa-se com a professora Deusolina Sales Farias nesse mesmo ano. Em 3 de outubro de 1958, por ocasião das eleições para deputado federal, é derrotado pelo médico Amilcar Pereira. Ele concorreu como suplente do advogado Dalton Lima. É membro da Academia Amapaense de Letras. Faleceu em julho de 2007.

1972 – Chegam pela primeira vez a Macapá os padres Paulo Leppre e o irmão Gianfranco Piccozzi.

1983 – Macapá. O padre Vicente Zico, mineiro de nascimento e arcebispo coadjutor de Belém, toma posse como administrador apostólico de Macapá, por nomeação papal de 31 de agosto de 1983, em substituição ao bispo José Maritano. Ver 29 de julho de 1984.

1991. O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Dôglas Evangelista Ramos, divulga os nomes dos candidatos aprovados no concurso público da instituição para Juiz de Direito. Pela ordem de classificação: Carmo Antonio de Souza, Raimundo Nonato Fonseca Vales, Emanuel Moura Pereira, Agostinho Silvério Junior, Constantino Augusto Tork Brahuna, Francisco Souza Oliveira, José Eustáquio de Castro Teixeira, César Augusto de Souza Pereira, Ivan José Ramos Álvaro, João Bratti, Sueli Pereira Pini, Eduardo Freire Contreras, Sebastião Coelho da Silva, Rommel Araújo de Oliveira, Augusto Moraes Braga, Sidney Melo, Mário Euzébio Mazurek, Stella Simone Ramos, João Guilherme Lajes Mendes, Adaíde Maria de Paula Lobo, Rui Guilherme Vasconcellos Souza Filho, José Felipe de Araújo, Antonio Ernesto amoras Collares, César Augusto Scapin, José Luciano de Assis, Reginaldo Gomes de Andrade, Décio José Rufino, Paulo Antonio Fidalgo, José Hilmo Haas, Antonio Joel Gomes de Carvalho e Manoel Jesus Ferreira de Brito.

2004. O IEPA obtém – do Ministério do Meio Ambiente – credenciamento para manipulação biogenética exclusiva das coleções do herbário da fauna amapaense. Com esse credenciamento, o Amapá passa a ter autonomia para monitorar o acesso à sua própria biodiversidade. A partir desta data, qualquer amostra da fauna ou da flora coletadas no Estado do Amapá tem que ser informada primeiramente ao IEPA que fica responsável também pelo fornecimento de autorização de saída ou inclusão da pesquisa na coleção do instituto.


2005. Lançamento, em Macapá, do I Festival Internacional de Turismo no Meio do Mundo, no Marco Zero do Equador. Abertura em 09 de setembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário