1.9.16

8 DE SETEMBRO

1952. Macapá. Alunos do Colégio Amapaense

1817 – O tenente-coronel Manuel Marques (o mesmo que ocupou Caiena em 1809), e o conde Carra Saint’Cyr, presidem à cerimônia de devolução da Guiana Francesa à França. Consta que o governador francês teria ficado impressionado com a tristeza dos colonos franceses ante a mudança de governo.

1961 – Ronaldo Tavares Souto Maior é exonerado do cargo de prefeito de Macapá.

1964 – Macapá. Os bacharéis Édson Gomes Corrêa, João Rufino Ribeiro e Floriano d´Horta Waldeck são nomeados compulsoriamente, através de decreto desta data, para compor a “Comissão Territorial de Investigação Sumária”, criada pela ditadura militar para “apurar as atividades dos servidores territoriais de qualquer categoria ou condição, civis ou militares, servidores de entidades autárquicas e empresas de economia mista, que hajam intentado contra a Segurança Nacional (Ver Diário Oficial nº 31)

Nota: No mesmo dia de criação, a comissão foi intimada pelo próprio governador Luiz Mendes da Silva, a denunciar os servidores Mário Luís Barata (professor primário), Raimundo Nonato Maia (oficial de Administração), Agenor Rodrigues de Mello (rádio-telegrafista) e José Rodrigues y Rodrigues (técnico em telecomunicações), enquadrando-os na Lei de Segurança Nacional.

1984 – Em Santana, é inaugurado o restaurante e Centro de Processamento de Dados da CEA em Santana.

2004. Macapá. O governo do Amapá inaugura o segundo Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), no bairro Novo Horizonte.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário