4.9.16

13 DE SETEMBRO


1953. Macapá. Doca da Fortaleza

1687 – Um grupo de índios, insuflados por comerciantes, massacra os padres da Companhia de Jesus, Antonio Pereira e Bernardo Gomes. Os corpos, encontrados pelo padre Aloísio Conrado Pfeill, são transportados para Belém e sepultados solenemente na Igreja de Santo Alexandre.

1690 – Pierre de Ferrolles é nomeado governador de Cayenne  e recebe o título nobre de Marquês.

1943 – Pelo decreto 5.812, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, é criado, entre outros, o Território Federal do Amapá. Feriado previsto na Constituição Estadual. Ver cópia do decreto em Amapá Registros Históricos.

1953 – Oiapoque. Conclusão do campo de pouso de Vila Velha do Cassiporé, com extensão de 1,5 km de comprimento por 20 m de lagura.

1953 – É inaugurada a Maternidade de Macapá, que mais tarde recebe a denominação de Maternidade Mãe Luzia, e hoje Hospital da Mulher Mãe Luzia, em homenagem a Luzia Francisca da Silva, Mãe Luzia, uma das parteiras mais tradicionais de Macapá.

1955 – A Câmara dos Deputados aprova projeto de Coaracy Nunes, criando a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

1956. É inaugurado o prédio do Fórum da Comarca de Amapá, pelo coronel Janary Gentil Nunes, governador.
           
1959. É inaugurado o prédio do Grupo Escoteiro Veiga Cabral, em Macapá, no bairro do Laguinho.

1978 – São inauguradas oficialmente as emissoras de TV Oiapoque e Cabralzinho, por contrato entre o Governo do Amapá e a Rede Amazônica de Televisão, vinculadas à TV Amapá.

1978. É fundado em Macapá o Clube de Desbravadores, uma espécie de grupo escoteiro, de tendência religiosa, pertencente à Igreja Adventista do 7º Dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário