1.9.16

10 DE SETEMBRO


1953. Desfiles de estudantes da Escola Normal (depois IETA), na Expofeira do Amapá

1763 – O sargento-mor de Macapá, Luiz Fagundes, solicita ao governador  que “pelas entranhas da Virgem Maria Senhora Nossa” o mande recolher com sua família para a cidade de Belém.[1]

1776 – Mazagão. A primeira fornada de tijolos e telhas da olaria instalada na vila, pelo capitão Inácio Luiz da Fonseca Zuzarte, fica pronta e queimada nesta data. Dela sai material para as principais casas em alvenaria de Mazagão para sua igreja e obras públicas em Alenquer, Macapá, Almeirim e Monte Alegre.

1883 – Nasce na cidade de Cabaceiras (Paraíba), Jovino Albuquerque Dinoá, filho do coronel da Guarda Nacional, Jovino Limeira Dinoá. Ele foi o fundador do segundo jornal do Amapá: o Correio de Macapá (1916)

1926 – Belém-PA. Nasce Clodoaldo Carvalho do Nascimento (Chefe Clodoaldo), filho de Arthur Auto do Nascimento e Benigna Carvalho do Nascimento. Chegou em Macapá em 1945, desenvolvendo intensa atividade no escotismo. Ele foi o fundador, junto com Glicério Marques e José Raimundo Barata, do Grupo de Escoteiros Veiga Cabral. Exerceu vários cargos na administração pública. Faleceu em Macapá em 27 de junho de 1997

1946 -  É assinado o decreto-lei nº 9.858, que dispõe sobre a situação das jazidas de minério de manganês existente no Território do Amapá.

1948 – Por decreto presidencial, Jacy Barata Jucá, filho do ex-intendente Coriolano Jucá, é nomeado tabelião de notas da Comarca de macapá. Assim surge o Cartório Jucá. (Jornal Amapá, nº  1871).

1964 – O nome da Escola Industrial de Macapá é mudado para Ginásio Industrial de Macapá.[2]

1979 – Mazagão. Pelo decreto governamental nº 381/79 GAB, o governador do Amapá nomeia Lourival Alcântara prefeito municipal de Mazagão. Ver 06 de outubro de 1979

1984 – Macapá. Inauguração da Unidade de Saúde Pública do bairro de Vila Nova, pela Secretaria de Saúde.

2004. O Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) divulga primeiros resultados com clonagem vegetal em abacaxi e banana. Distribuição de mudas a diversos agricultores do Amapá, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP).

2014. A Polícia Federal (PF) prendeu o ex governador do Amapá, Antonio Waldez Góes da Silva, e esposa, e o governador Pedro Paulo Dias, e esposa, durante a Operação Mãos Limpas. Eles são suspeitos de participar de uma organização criminosa composta por servidores públicos, políticos e empresários que supostamente praticavam desvio de recursos públicos do Amapá e da União. Foram levados pelos agentes da PF para o quartel do Exército, em Macapa para, em seguida, serem transportados para Brasília-DF.



[1] CANTO, Fernando. 2014. 41.
[2] Atualmente ela é denominada Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário