7.9.16

21 DE SETEMBRO



1954. Macapá. Deputado Coaracy Nunes discursando

1724 -  Toma posse o primeiro bispo do Pará, d. frei Bartolomeu do Pilar, que passou a ser governador espiritual das regiões  do Pará, Amapá e Amazonas (Rio Negro).
           
1901 – Começa a funcionar em Macapá, o Tribunal do Júri.

1903 – Por decreto, o papa Pio X cria a Prelazia de Santarém, nomeando para dirigi-la, o monsenhor Frederico Costa, à época vigário da Paróquia de Nazaré, em Belém. Toda a área do Amapá inclui-se nessa nova circunscrição eclesiástica (Bubani, Ângelo).

1943 -  Pelo decreto federal nº 5.839, é criada a Guarda Territorial (GT), de caráter civil, para os territórios federais brasileiros.  Nesta mesma data, o capitão Janary Gentil Nunes é nomeado para o cargo de primeiro governador do Território Federal do Amapá.

1945 – É criado o Grupo Escolar Barão do Rio Branco, em Macapá, inicialmente como Grupo Escolar de Macapá.

1970. É inaugurado em Macapá o Hospital Escola São Camilo e São Luiz, mandado construir pelo biomédico e empresário Marcelo Candia, e doado à Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos). A pedra fundamental foi lançada em 25 de janeiro de 1961.


1988 – Após vencer o Trem Desportivo Clube por 3 sets a 2, o Esporte Clube Macapá sagra-se campeão amapaense de voleibol feminino. A equipe, composta por Cilene, Andréia, Valdirene, Adriana, Ana Bela, Rejane, Patrícia, Cláudia, Vanilza, Edileuza, Fabíola e Rosâgela, foi treinada por Alaor da Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário