7.9.16

26 DE SETEMBRO



1851 – Rio - Joaquim Caetano da Silva lê, em sessão do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, na presença do imperador D. Pedro II, suas “Memórias sobre os Limites do Brasil com a Guiana Francesa”.

1895 – O jornal francês La Politique Coloniale, desta data, noticía que um dos navios de Veiga Cabral apreendeu uma embarcação francesa com o piloto Evaristo Raimundo, o mesmo do “Bengali”. A notícia, veiculada também no Jornal de Debates, do Rio, foi logo desmentida pelo próprio Evaristo Raimundo.

1927 -  Nasce em Vigia, no Pará, Carlos Cordeiro Gomes, poeta e jornalista, autor das obras Mar Mágoa (1978), Poema de Amar Mar (1980) e Guajará-Mirim, um Rio de Lembranças (memórias, 1994). Cordeiro Gomes era também conhecido pelo pseudônimo de Carlos Garibaldi.


1975. É criado em Macapá o Grupo Pilão -- pioneiro no uso e valorização da cultura regional do Amapá – por ocasião da realização do 5º Festival da Canção Amapaense, na ocasião em que defendeu a música Geofobia, de Fernando Canto e Jorge Monteiro, usando um pilão como instrumento musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário