1.9.16

2 DE SETEMBRO



1697 -  Chega a Lisboa o embaixador Pierre Rouillé, presidente  do Gran Conseill de France, para reclamar, junto à Coroa portuguesa, a posse da Capitania do Cabo do Norte. A esta pretensão desmedida, reagem os representantes portugueses Nuno Álvares Pereira, Roque Monteiro, Gomes Freire de Andrade e o secretário de Estado, Mendes de Foyos Pereira. A partir daí vai se travar um longo debate, por escrito, através de memórias. Os franceses apresentam uma versão modificada de um trabalho do marquês de Ferrolles de 1688. Não se tem a memória francesa, mas o marquês se deixara envolver pelo sonho, e delirava:

“Além disso, quando a França quiser sustentar todos os seus direitos, ela não se limitará a pedir a restituição dessas terras; ela levará suas pretensões até o Maranhão. Os franceses o ocuparam primeiro, eles construíram o forte principal que os portugueses ocupam. O rio das Amazonas está distante de Cayenne 62 léguas. Sua boca está cheia de ilhotas frequentadas pelos índios. A maior é chamada Oyapock [1] e se situa na metade do caminho do Cabo do Norte ao Pará; ela deve fazer a separação das dependências da França e do Brasil” [2]

Em resposta, os portugueses apresentaram um trabalho mostrando principalmente que foi  a autoridade de Filipe IV,  que estabelecera o rio Oiapoque ou Vicente Pinzón como limite entre o Estado do Maranhão e a Capitania do Cabo do Norte.

1907 - O juiz de Direito Manuel Buarque preside o 1º júri do município de Amapá.

1964 – O governador Luis Mendes da Silva reforma a Comissão Territorial de Investigação Sumária, que passa a ser constituída pelos bacharéis Floriano D’Horta Waldek, em pleno período da ditadura militar (Ver Diário Oficial nº 31, de 11 de setembro  de 1964).

No mesmo dia a Comissão denuncia os servidores Mário Luís Barata (professor), Agenor Rodrigues de Mello (rádio-telegrafista) e José Rodriguez y  Rodriguez (técnico em comunicações) enquadrando-os na Lei de Segurança Nacional. (Diário Oficial de 10 de setembro de 1964). Ver 7 de outubro de 1964.

1972 - O juiz Eleitoral José Clemmenceau Pedrosa Maia registra a candidatura dos postulantes a vereador do município de Macapá, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro):  Albino Nonato Coutinho, Isaac da Costa Uchoa, Benedito Picanço de Souza, José Mascarenhas, Bento Góis de Almeida, João Wilson Carvalho, Carlos Alberto Ribeiro Gantuss, Nelson de Almeida Nery, Cícero Pennafort, Orivan de Castro Sussuarana, Euclides Campos de Moraes, Pedro Ronaldo Alves, Francisco Fernandes da Silva, Raimundo Alvany Bezerra, Francisco Gonçalves Araújo (Pintor), Raimunda Iolanda Guerra Oliveira, Raimundo Nery da Costa, Raimundo Azevedo Costa e Walter Augusto de Oliveira.

1985 – O jornalista Hélio Pennafort publica, no Jornal do Amapá, matéria-documento sobre a história da Republica de Cunani, fundada pelo aventureiro francês Jules Gross em 1885.

1989 - Macapá. A antiga APA (Associação dos Professores do Amapá) transforma-se em Sindicato dos Trabalhadores no Ensino do Estado do Amapá (Sinteap).




[1] O marquês de Ferrolles se refere à região entre o Oiapoque e o Araguari, que era, à época limitada por rios.
[2] RIO BRANCO, III, 107-108.

Nenhum comentário:

Postar um comentário