4.9.16

18 DE SETEMBRO




1953. O bispo D. Aristides Piróvano no Marco Zero do Equador

1686 – O rei de Portugal escreve a Gomes Freire de Andrade, governador do Pará e Maranhão, instruindo-o a construir novas fortificações no Cabo do Norte, em razão do perigo que representava o avanço dos franceses a partir de Cayenne.

1856 – Pela lei nº 286, é criada a Comarca de Gurupá,  desligando-se do município de Macapá. A nova comarca compreende os distritos de Gurupá e Porto de Moz. (Moura,  Silvio Hall, Histórica da Magistratura Paraense, página 204).

1951 – São descobertos inúmeros depósitos de cassitetita na região do Cupixi, trecho compreendido entre Macapá, Porto Grande, Rio Araguary até a confluência do Amapari.

1988 – Na Colônia do Matapi, residem atualmente 82 famílias de agricultores (1.230 habitantes).   


1998 – É inaugurado o Hospital de Laranjal do Jari. O custo da obra foi de R$ 2,5 milhões. Construído pelo Governo do Estado, com verbas do Ministério da Saúde. Capacidade para 56 leitos, com especialidades (clínica médica, obstetrícia, ginecologia, pediatria e serviços ambulatoriais), além de programas de prevenção ao câncer do colo de útero. Serviços de análises clínicas e serviço social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário