1.9.16

4 DE SETEMBRO



1616 – O vice-rei de Portugal, D. Aleixo de Menezes, escreve ao governador-geral do Brasil, Gaspar de Souza, solicitando todo apoio necessário a Francisco Caldeira Castelo Branco na conquista do Maranhão e colonização do Pará.

1998 – É inaugurado em Macapá o Centro de Cultura Negra, no bairro do Laguinho., com a finalidade de apoiar e preservar o modo de vida, usos e costumes da raça no Amapá. Está localizado em uma quadra do bairro do Laguinho, distinguido como tradicional reduto de afrodescendentes,  de onde se dissemina muito a influ^ncia da raça para outras partes da cidade e do Estado.

A instituição surgiu no rastro da União dos Negros do Amapá (uma), entidade que há alguns anos vinha se esforçando para manter viva a cultura dos descendentes dos escravos africanos que para o Amapá vieram para lides na lavoura, caça, pesca, e principalmente para trabalhar na Fortaleza de São José de Macapá.

O Centro dispõe de salas museus e salas muiti-uso para oferecer, além de realizações como espetáculos musicais e dança, teatro e diversas outras, curso sobre mitologia africana, figurinos afro-braileiros, história do negro no Amapá, cab eleireiro sobre penteado afro-artesanato, linguas e dialetos africanos, história da arte negra, bijuterias africanas e música negra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário