1.9.16

1 DE SETEMBRO


1783 – Parte de Lisboa o naturalista brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira, encarregado pela rainha D. Maria I de uma exploração científica no Brasil. Chega ao Pará em 21 de outubro de 1783 e inicia sua “viagem filosófica” pelas capitanias do Grão-Pará (onde as terras do Amapá estavam anexadas), Rio Negro (Amazonas) e Mato Grosso. A pesquisa foi realizada de 1783 a 1792.

 1952. Macapá. Encontro entre amigos: Raimundinho, Abdallah Houat e esposa, 
e o também saudoso Bellarmino  Barros.

1810 – Nasce em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, Joaquim Caetano da Silva, professor e diplomata, membro da Academia Brasileira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e diretor do Arquivo Público Nacional. Em 1861 publicou, em Paris, a obra L’Oyapoc et l’Amazone, na qual aprofundou as idéias exaradas nas Memórias de 1851, deixando definidos os direitos do Brasil ao território contestado pela França (Contestado do Amapá), trabalho do qual se valeu o Barão do Rio Branco para a vitória que obteve para o Brasil.

1896 – O jornal Folha do Norte publica noticia da transferência e posse do promotor público Raimundo Álvares da Costa para a cidade de Macapá.

1899 - Circula em Macapá o último número (o de nº 126) do Pinsônia.

1937 - O major Moisés Eliezer Levy toma posse como prefeito de Macapá.

1955 - Macapá. Uma caravana composta de médicos do Sesp (Serviço Especial de Saúde Pública), Honorato Neves, José Leão Costa e Hélio Prado Freire, acompanhados  do entomologista João Barreto Gomes e de guardas sanitaristas, investiga cientificamente os fatores que ocasionam altos índices de malária e métodos a serem adotados para erradicação do mal.


1962 – Nasce em Macapá o cantor e compositor, Amadeu Leopoldo de Sá Cavalcante. Ele iniciou sua carreira artística em 1979, e já gravou vários sucessos. Integrante do projeto musical Calha Norte e do Grupo Senzalas, participou de festivais importantes, sempre se destacando  pelo talento de sua interpretação musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário