2.6.16

9 de Junho



1815 -  Uma resolução do Congresso de Viena de 1815 determina que Portugal devolva a Guiana Francesa até o Oiapoque, limite que foi sempre considerado por Portugal como o fixado pelo Tratado de Utrecht e os dois países  se comprometem  a fixar definitivamente os limites logo que possível.

1895 – A cláusula 107 do Tratado de Viena estabelece a devolução de Caiena à França. O texto diz: “Sua Alteza Real e Príncipe Regente do Reino de Portugal e do Brasil, para manifestar, de maneira incontestável a sua consideração particular com Sua Majestade Cristianíssima, se obriga a restituir à sua dita Majestade a Guiana Francesa, até o rio de Vicente Pinzón, cuja embocadura está situada entre o 4º e 5º graus de latitude setentrional, limite que Portugal considerou sempre como o que fora fixado pelo Tratado de Utrecht.”

1895 – O jornal A Província do Pará, de Belém, anuncia o início das negociações entre plenipotenciários franceses e brasileiros. O Contra-Almirante Guillobel é indicado para ser o ministro plenipotenciário do Brasil nas questões de limites com a Guiana Francesa.

1944 – Pelo decreto governamental nº 15, o governo do Amapá cria escolas isoladas mistas no interior do município de Macapá e nos lugares Vila Redonda, Campina Grande e Porto Grande.


1963 – O professor Felipe Gillet publica uma carta aberta, no jornal A Voz Católica, sobre a possibilidade do Território Federal do Amapá se transformar em Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário