6.6.16

18 de Junho

1955. Colégio Amapaense, com apenas um bloco

1895 – O Jornal do Commercio, do Rio, publica nesta data notícias a respeito do governador da Guiana Francesa, Mr, Charvein, que toma a atitude de enviar um telegrama ao ministro da Marinha, noticiando versões completamente diferentes sobre Francisco Xavier da Veiga Cabral (Cabralzinho) e sobre o que ocorreu em 15 de maio de 1895, quando tropas francesas ao comando do capitão Lunier invadiram o Amapá.

1944 – Pelo decreto nº 16, o governo do Amapá cria escolas isoladas mistas em Mazagão (Santa Maria, Camaipi e Maracamirim).

18/06/1990 – É inaugurada em Macapá, no bairro Congós, a Escola Estadual Irineu da Gama Paes.

1993 – O Supremo Tribunal Federal revoga a lei estadual que impedia que o vice-governador do Amapá assumisse o governo do Estado durante a ausência do titular, caso essa não se prolongasse por mais de 15 dias.

1997 – O Hospital Geral de Macapá, inaugurado em 28 de março de 1946 como Unidade Sanitária Mista de Macapá, passa a ser denominado de Hosspital de Especialidades. Ver 30.05.1950, 18.06.1997 e 3 de abril de 2003.

2007 -  O Tribunal de Contas da União determina que os pagamentos referentes às obras do novo Aeroporto Internacional de Macapá fossem suspensos até que o órgão conclua o levantamento de decumentação iniciado ano passado. Até mesmo serviços já executados tiveram os pagamentos trancados pela medida. Irregularidades e superfaturamento de materiais estão sendo investigados pelo TCU. A suspensão dos pagamentos não tem data para terminar. Júlio Kenzo, superintendente da Infraero no Amapá, diz que o documento foi encaminhado pelo relator do TCU, ministro Benjamim Ziller, e teve como base as denúncias e o envolvimento da empresa Gautama, que é a construtora responsável pela construção do projeto. A construtora está envolvida em escândalos milionários em outros Estados do Pais e vários sócios da empresa já foram presos em operações recentes da Policia Federal.


 2007 – O Ministério Público Estadual (MPAP), por meio da Promotoria da Cidadania, reuniu  representantes de empresas de Comunicação Social e Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amapá, para comunicar sobre os novos procedimentos e motivos estabelecidos no Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), a respeito do cumprimento da carga horária de 5 (cinco) horas diárias e 2 (duas) horas extras, conforme a legislação que se refere à jornada de trabalho dos jornalistas. Não houve o cumprimento do TAC por parte das empresas, e assim o MPAP firmou o compromisso de intervir com as providências necessária para o cumprimento dos autos. (Jornal Diário do Amapá, quarta-feira, 20 de junho de 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário