2.6.16

2 de Junho


1954 Macapá. Desfile de 7 de Setembro na Praça Barão do Rio Branco, em frente aos Correios.

1895 – O Diário Oficial do Estado do Pará publica notícias sobre a questão do Contestado do Amapá. Segundo ele, e “de acordo com o governo francês está resolvida a questão da exploração do território litigioso do extremo-norte da República, e para isso foi aberto o crédito necessário. Já se declarou àquele governo, por meio de sua alegação – que o Brasil está ponto para satisfazer o compromisso que contraiu. É necessário que, com brevidade se resolva esta questão de limites. Tendo o Congresso Nacional autorizado o governo a desprender até a quantia de um milhão de réis com os trabalhos, para a manutenção e desenvolvimento dos núcleos coloniais, da margem direita do rio Araguari, situado dentro do território do nosso Estado, o ministro da Indústria, Viação e Obras Pública, no propósito de dar execução àquella medida do maior alcance político e econômico, comprometeu-se em ajudar e organizar as bases e instruções necessárias para semelhante serviço”.

1953 – O Estado Maior das Forças Armadas, o Exército e o Ministério das Relações Exteriores dão seus pareceres sobre a exploração das jazidas de manganês do Amapá.

1963 – O jornalista Júlio Maria, do jornal Diário de Notícias (Rio), publica artigo sobre a possibilidade do Amapá se tornar um Estado.

1981. É criada, pelo decreto nº 8.606, de 2 de junho de 1981, a Estação Ecológica Maracá-Jipioca, para proteção dos ecossistemas existentes. É uma ilha oceânica que sofre grande influência do rio Amazonas. Possui grande extensão de mangues e o fenômeno da pororoca também se faz presente na região. A Estação é composta por três ilhas: Maracá Norte, Maracá Sul e Jipioca. Atualmente a ilha Jipioca foi totalmente destruída pelo efeito da erosão, e a sedimentação de resíduos desta ilha criou outra conhecida como Jipioquinha, que vem se formando há alguns anos, com flora e fauna local.


1984 – O governo do Amapá inaugura o Centro Comunitário do Curiaú, obra feita em convênio com a Prefeitura de Macapá.

2013. O governador Camilo Capiberibe recebe o Premio Verde Ambiente 2013, da Federação Italiana de Agricultores, pelas ações do Amapá na preservação do Meio Ambiente, tendo como foco a Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário