6.6.16

11 de Junho


1955. Santana. Construção da Estrada de Ferro do Amapá

1891 – O tenente de Armada Duarte Haet de Bacelar Pinto Guedes, governador do Pará (o segundo republicano) quase sofre um levante político, chefiado por Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho. O levante foi frustrado e Cabralzinho consegue fugir.

1895 – Jornais franceses como o Le Temps começam a produzir artigos referentes à questão do Amapá, dando um cunho de possíveis vitórias ao lado brasileiro.

1896 – O jornal carioca Cidade do Rio relata sobre a reação da população à viagem de Cabralzinho no Rio.


11 de junho de 2006. De 11 a 14 de junho de 2006, Macapá (Teatro das Bacabeiras) sedia o  Congresso Internacional  “A Proteção Jurídica da Biodiversidade e da Amazônia”, promovido pelo Tribunal de Justiça  do Estado em parceria com o instituto “O Direito por um Planeta Verde e Associação dos Magistrados do Estado do Amapá. Apoio do Governo do Amapá, Embaixada da França e Ministério do Meio Ambiente. Entre os palestrantes, Michel Prieur e Gerard Monédiaire, da Universidade de Limonges (França); Jean Untermier, da Universidade Jean Moulin, Lion (França); Alexandre Kiss, presidente do Conselho Europeu de Direito Ambiental; Branca Martins da Cruz, da Universidade Lusíada (Portugal), Ricardo Lorenzete, ministro da Corte Suprema da Argentina, entre outras celebridades. Participação delegaçõe de países da América do Sul e países da Europa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário