6.6.16

17 de Junho



1633 – O cardeal de Richelieu (Armand-Jean du Pressis, ministro do rei francês Luís 13), autoriza a organização de uma comissão de comerciantes franceses para a constituição de uma companhia de comércio no Cabo do Norte.

1881 – Nasce em Macapá, o médico Acelino de Leão Rodrigues, filho de Gregório Rodrigues e Maria Gil de Leão Rodrigues. Acelino foi médico sanitarista, escritor e membro da Academia Paraense de Letras.

1949 – Instala-se em Clevelândia do Norte, o Pelotão de Fuzileiros Independentes de Oiapoque.

1954 – O bispo de Macapá, Aristides Piróvano, inaugura a Escola Paroquial São José, localizada no térreo do Pensionato Paroquial, que perdurou por décadas contribuindo para a Educação de parte da juventude macapaense.

1964 – A Rádio Equatorial de Macapá é desativada pelo governo federal, após conclusão de inquérito administrativo que “comprovou irregularidades na compra dos equipamentos e na formação da sociedade”.[1]

1965 – É constituída em Macapá, a Companhia Amapaense de Telefones (CAT), que foi substituída pela Teleamapá (Telecomunicações do Amapá) e em seguida pela Telemar, após privatização do grupo Telebrás (Telecomunicações do Brasil).

1967 – O embaixador americano John Willis Turthill visita Macapá, a convite do governador  Ivanhoé  Gonçalves Martins.

1992 – O Tribunal de Justiça do Amapá, através da resolução nº 10, cria o Museu Histórico do Poder Judiciário do Amapá.

2000 – O jornal  The New York Times, deste sábado, publica reportagem com o título  “Brasil  tenta explorar produtos da Amazônia”, focalizando o Amapá.

2008. Ueap. Criação do Comitê de Educação Inclusiva, formado por dois professores de educação inclusiva, dois técnicos que trabalham na área e dois alunos da Unifap portadores de necessidades especiais. Objetivo: realizar atividades para implementação do Núcleo de Educação Inclusiva, recentemente instalado na universidade.  17 de junho de 2008.

2003. Entrega de uma embarcação e três caminhões, pela Seaf (SDR), que serão destinados ao escoamento da produção e acesso de produtores das comunidades dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Esta ação faz parte do Programa de Apoio à Comercialização e ao Abastecimento da Seaf.



[1] SANTOS, Fernando Rodrigues do, História do Amapá. Vale mencionar também, que não se trata da Rádio Equatorial atual, pertencente a José de Mattos Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário