6.6.16

12 de Junho

Foto extraida do blog de João Lázaro / Porta Retrato

1895 – O jornal Diário de Notícias, do Rio, publica a relação dos brasileiros assassinados por ocasião do ataque francês à vila de Amapá, em 15 de maio de 1895.

1902 -  De ordem do juiz de Direito da Comarca de Amapá, o Oficial de Justiça Amaro Brasilino de Farias assume a função de Oficial do Cartório Civil do Amapá, e abre o livro nº 1 de Registros de Nascimentos, com o registro (folha 001) do nascimento da criança de nome Margarida, filha de Feliciano Alves da Costa, e de Maria Izidia da Costa. Durante o ano de 1902 são registrados os nascimentos de 13 crianças. (Livro nº 1 do Registro de Nascimento do Cartório de Amapá).

1944 – Pela portaria nº 709, do Ministério da Viação e Obras Públicas, é criada (legalmente) a Rádio Difusora de Macapá, operando inicialmente com equipamentos Supertel de fabricação nacional, com 250 watts na freqüência de 1.460 quilohertz, onda média de 205,5m, além de amplificadores, receptores, transmissores para reportagens externas, equipamentos de estúdio etc. Opera inicialmente em fase experimental.

1960 – É lançada a obra Modernos Poetas do Amapá, na Livraria D. Quixote, em Belém, com poemas de Alcy Araújo, Aluísio Botelhod a Cunha, Álvaro da Cunha, Ivo torres, Cordeiro Gomes e Arthur Nery Marinho.

1964 – Edmundo Wanderley Chaves é exonerado do cargo de prefeito municipal de Macapá.

2001 – A revista italiana Venice Magazine publica uma reportagem sobre o Amapá focalizando o açaí. Ver  em Amapá Registros  Históricos.


2008. Japão. Realização do Seminário Uso Sustentavel de Recursos Florestais. Realização da Sema com cooperação técnica entre a Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Objetivo: compartilhar informações sobre a execução do projeto “Uso Sustentável de Recursos Florestais em Areas de Varzea do Estado do Amapá”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário