6.6.16

13 de Junho


1954. O empresário Álvaro Guimarães Vasquez, proprietário do Armazém Macapá, que funcionava na Av Presidente Vargas com a Rua Candido Mendes

1621 – O  rei Filipe III (da Península Ibérica) cria o Estado do Maranhão, compreendendo as terras do Ceará, do Maranhão e do Grão-Pará. (Rio Branco III, 60;. Hélio Vianna, 171).

1896 – É instalada, em sessão especial, a intendência da Vila de Amapá, após o período de agitação provocado pela invasão francesa, e a formação do Triunvirato.

1905 – A situação da Igreja Católica no Amapá é motivo de preocupação para o bispo de Belém que, em cartas endereçadas ao vigário da Paróquia de São José de Macapá, esclarece que “nenhuma congregação quer vir evangelizar as terras do Amapá, principalmente por causa da ameaça de doenças tropicais como a malária”.

1945 – Na capital paraense, onde residia com a família, falece o ex-juiz substituto de Macapá, Demétrio Costa.

1961 -  Com o projeto de maio de 1959 praticamente definido, as obras de construção de hidrelétricas na região do Araguari iniciaram, com a empresa Techint sob a fiscalização da construtora Grubina.

1984 – Iniciam-se as obras de construção do novo Palácio do Setentrião, com frente para a Rua Gen. Rondon.

1985 – O presidente da República, José Sarney, nomeia o engenheiro agrônomo e economista Jorge Nova da Costa, governador interino do Amapá.

1989 – O prefeito de Santana, Rosemiro Rocha, sanciona a lei nº 9/89, da Câmara Municipal, criando os distritos de Igarapé do Lago, Ilha de Santana, Área Portuária e Igarapé da Fortaleza.


2003. Aprovação, pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Saúde, do Projeto de Residência Médica e de Enfermagem  no Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário