2.6.16

3 de Junho


1954 Macapá. Antigo Farol e Mirante da Fortaleza. Retirado nos anos
1980 pela Marinha do Brasil (4º Distrito Naval), por orientação do IPHAN

1605. O rei francês Henrique 4º nomeia Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, lugar-tenente-general da Costa do Amazonas e deste rio até a Ilha da Trindade. Mas ele consegue voltar à região em uma nova expedição somente em 1609, quatro anos depois.

1687 – Os padres jesuítas Antonio Pereira (Maranhão) e Bernardo Gomes (Pernambuco), se estabelecem na região do Cabo do Norte, fixando residência numa ilha do lago de Camonixary. Antonio Coelho de Carvalho, governador do Pará, e o padre Aloísio Conrado Pfeill, que os acompanharam, construíram uma capela e residência para eles se instalarem, e iniciaram os trabalhos de evangelização dos índios e colonos portugueses. Ver 13 de setembro de 1687.

1943 – Instala-se em Macapá a sede regional do (Sesp), que já estava funcionando no município de Amapá desde janeiro.

1979 – Em Vila Maia (Santana) é criada a Paróquia de N. S. de Fátima e santos Ambrósio e Carlos.

2006. É inaugurado o Parque da Fortaleza de São José de Macapá, com pista de caminhada, parque infantil, parque das águas, estacionamento, banheiros públicos, estações de contemplação e descanso, tudo numa área delimitada pelo Iphan. A intenção do parque é proteger e da utilidade à área do entorno da Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário