6.2.16

6 de fevereiro


1945. Janary Gentil Nunes e família

1608 -  Nasce em Lisboa, o futuro jesuíta Antonio Vieira, que vem para o Brasil aos 8 anos.

1714 – O rei de Portugal escreve ao governador do Pará, vedando à Companhia de Jesus a continuação de um mosteiro na vila de Santo Antonio de Alcântara, onde já existem os mosteiros dos carmelitas e mercedários.

1756 – O bispo do Pará, por carta, responde ao governador Mendonça Furtado sobre as acusações que pesam contra o sertanista Francisco Portilho de Mello, feitas pelo próprio governador.

1818 – D. João VI é aclamado rei de Portugal, Brasil e Algarves.

1842 – Em missão solene, toma posse a primeira turma de vereadores de Mazagão restaurada. (BARATA, Manuel – A Formação Histórica do Pará, 1976)

1896 – Realiza-se no Rio uma reunião entre paraenses e amazonenses, para organizar a recepção que darão a Cabralzinho (Francisco Xavier da Veiga Cabral) em sua visita à então capital brasileira. (Jornal A Província do Pará). Ver 07 fevereiro 1896.

1958 – O deputado federal Lister Caldas apresenta à mesa da Câmara um projeto de lei que modifica o nome Amapá para Coaracy Nunes ao então Território Federal do Amapá. O parlamentar justifica, lembrando dos serviços que Coaracy prestou, em vida, à Amazônia e ao Brasil, como representante da população amapaense na Câmara Federal. (Jornal AMAPÁ, de 8 de fevereiro de 1958).


2014. Macapá. Conclusão de construção do prédio da Escola Estadual Risalva Amaral, no bairro Pantanal, em terreno medindo 2 mil m2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário