14.2.16

27 de fevereiro

1948. Macapá. Usina de força e Luz. Equipe de manutenção

1638 – Bento Maciel Parente instala, em Almeirim, o governo da Capitania do Cabo do Norte, que lhe fora doada pelo rei da União Ibérica, Felipe IV.

 1835 – O juiz de Direito e o promotor público de Macapá decidem apoiar a decisão da Câmara do Senado em resistir à Cabanagem que ocupou as cidades de Belém e Vigia.[1]

1913. Macapá. Chega a esta cidade, o padre Júlio Maria De Lombaerde, MSF[2], como coadjutor do padre José Maria Lauth, até 23 de fevereiro de 2013, quando será nomeado vigário da então Paróquia de São José. Ele fica em Macapá até abril de 1923.[3]

1951. O jornal A Província do Pará publica declarações do governador do Território do Amapá, Janary Nunes, de que em breve o Amapá se transformará num grande Estado da Federação.[4] Veja nota:
          “Minha equipe no Território já assumiu um compromisso: pagar à União, no mais curto espaço de tempo, e com juros, todos os auxílios que foram prestados àquele Território. Para a transformação do Território em Estado precisamos de vários fatores: planejamento objetivo das possibilidades e necessidades, elevação do nível da vida cabocla, exploração racional das matérias-primas existentes, e pesquisas de suas possibilidades naturais.[5]

1980 – Na final do II Festival Universitário da Música Amapaense, o júri classifica em: 1º lugar: Depoimento (Alcy Araújo Filho); 2º lugar: Vivência (Alcy Araújo Filho); 3º lugar: América Dantes Bravia (Cléo Farias e Manoel Leonam); 4º lugar: Procissão Diária (Jorge Bezerra e Ricardo Azevedo); 5º lugar: Último Trem (Márcio Heleno Santiago).

1993 – Começam os testes de funcionamento da primeira Unidade Termelética de Santana, pela Eletronorte (Centrais Elétrica do Norte do Brasil)

2004 -  Macapá. O prefeito João Henrique entrega à população a Ponte sobre o Canal do Jandiá, no Pacoval. Iniciada em julho de 2003, teve custo de R$ 1,7 milhão, verba do Ministério da Integração Nacional. Mede 168m de comprimento, por 11m de largura.

27/02/2010 – O município de Ferrreira Gomes é cenário do filme Pororoca Leminski, longa metragem dirigido por Caio Guimarães, produzido pelo Itaú Cultural e Cinco em Ponto. A equipe de gravação chegou ao Estado neste dia (27) e seguiu para o município, onde fica até o dia 4 de março.  O longa tem apoio do Governo do Amapá através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e faz parte de cinco documentários em produção pelo Itaú Cultural sobre artistas brasileiros contemporâneos como Itamar Assumpção, Nelson Leirner, José Celso Martine Correa e Rogério Sganzerla. Toldos esses artistas são referências importantes no contexto da produção culutral brasileira e intrnacional, e suas obras são um legado para as novas gerações.



[1] REIS, Arthur Cezar Ferreira 1948:84.
[2] MSF: Ministério da Sagrada Familia. Congregação de padres.
[3] CAVALIERI, Ivan 1983:53
[4] Isto só aconteceu 37 anos depois, em outubro de 1988, com a Constituição Cidadã. O sonho do Amapá se transformar em Estado foi frustrado temporariamente no período da ditadura militar, que começou em 1964, se prolongando até 1985.
[5]             Trecho transcrito do jornal A Província do Pará, ano 75, nº 16.986, de 27.12.1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário