14.2.16

25 de fevereiro


1948. Santana. O governador Janary Nunes inaugura a Escola Isolada Mista de Igarapé do Lago

1652 – D. João IV, atendendo à representação dos moradores do Pará, revolve suprimir o governo geral do Estado do Maranhão, dividindo-o em duas capitanias: De São Luís e do Grão-Pará, com jurisdições independentes uma da outra. (Rio Branco, Efemérides).

1901 – O presidente da República Campos Sales, por decreto, incorpora oficialmente ao Estado do Pará, o território contestado franco-brasileiro. Mas o governo do Pará já tinha feito a incorporação em 21 de janeiro. Ver.

 1945 – É inaugurado em Macapá o Serviço de Auto-Falantes destinado a irradiar música, noticiário e informações de interesse do público. A apresentação do serviço é feita por Paulo Eleutério Cavalcante de Albuquerque, diretor do Serviço de Imprensa e Propaganda. O serviço torna-se um embrião da Rádio Difusora de Macapá. Ver 11 de setembro de 1946.
            A aparelhagem sonora é instalada por Heráclides Macedo, técnico de rádio da Panair do Brasil, empresa de aviação na época. O estúdio funciona, inicialmente, no prédio da antiga Intendência, irradiando o som amplificado por dois posantes auto-falantes, tipo Corneta, localizados um na Praça da Matriz e outro na Praça Barão do Rio Branco, antes Largo de São João.

1953 – O Ministério da Fazenda mostra-se favorável à exploração do manganês e obtenção de financiamentos para aproveitamento das jazidas em Serra do Navio, considerando-a economicamente vantajosa sob o ponto de vista nacional.

  1982 – A Prefeitura de Macapá adquire uma usina de asfalto por CR$ 25 milhões (câmbio da época), financiados pelo Fundo Urbano.

 1999 – Macapá sedia o Encontro Internacional dos Direitos da Criança  e do Adolescente da Amazônia, de 25 a 26 de fevereiro, no Teatro das Bacabeiras.

2000 - Os deputados Paulo José e Manoel  Brasil, ambos do PTB, pediram o afastamento do deputado Fran Junior da presidência da AL. Com a adesão, o grupo contrário a Fran Junior passa para 15 parlamentares. O quadro atual, na Assembléia, até esta data, é o seguinte:
Parlamentares contra Fran Junior: Randolfe Rodrigues (PT), Abelardo Vaz (PMDB), Edinho Duarte (PMDB), Vital Andrade (PDT), Roberval Picanço (PSDB), Roberto Góes (PSD), João Queiroga (PMDB), Eury Farias (PSB), Jorge Souza (PSB), Raimuna Beirão (PMDB), Jorge Amanajás (PSD), Jorge Salomão (PFL),  Alexandre Barcellos (PFL) e Alexandre Torrinha (PDT).

Parlamentares que apóiam Fran Junior: Judith Medeiros (Sem partido), Eider Pena (PDT), Hildo Fonseca (PDT), Lucas Barreto (PDT), Roseminro Rocha (PDT) e Geraldo Rocha (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário