1.2.16

3 de fevereiro



1654 – Parte para Lisboa o mestre-de-campo André Vidal de Negreiros, com a missão de levar à corte portuguesa a notícia do extermínio total do domínio holandês no Brasil.

1680 -  Falece no Engenho Novo de Goiana (Pernambuco), André Vidal de Negreiros, um dos mais notáveis guerreiros do Brasil  e fatos máximo da expulsão dos holandeses de Pernambuco. Depois da vitória sobre os holandeses, Vidal de Negreiros foi capitão-general do Maranhão e Grão-Pará (a que as terras do Amapá estavam anexadas). Nasceu na Paraíba do Norte.

1950. Futebol. Nasce em Vitória-ES, ANTNIO TREVIZANI, considerado, pela crônica esportiva como o melhor jogador de futebol do Amapá de todos os tempos. Filho de Antonio Trevizani e Dulce Trevizani. Vem ao Amapá aos 3 anos, trazido pelos pais que vieram – contratados – para trabalhar na ICOMI[1].[2]

1967 – Após tomar posse como deputado federal (reeleito), o governador Janary Nunes chega a Macapá, e inicia uma campanha pela substituição do general Luís Mendes da Silva, do cargo de governador do Território do Amapá, cujo candidato (cabo Alfredo) saiu derrotado. Janary reúne-se com partidários, fazendo-os assinarem abaixo-assinados  para o presidente Castelo Branco, para substituir seu inimigo político.

1992 – Tomam posse os primeiros conselheiros da história do Tribunal de Contas do Estado do Amapá.

1993 – É fundada a primeira escola de samba de Santana: Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo.

2012. Grande reforma e revitalização no Museu Sacaca, em Macapá. Conclusão neste dia. Recuperação de pisos e paredes, instalação de um sistema de drenagem para a área de exposição ao ar livre, reforma e adaptação dos espaços técnicos, construção de um novo pórtico de entrada, reforma da maloca multiuso, banheiros e praças de etnia e alimentação, recuperação e identificação de acervo zoobotânico, entre outras reformas.

2013. Ferreira Gomes. Instalação – pelo MinC[3] - do Ponto de Cultura “Norteando Artes”, voltado a técnicas circenses, tetro, música, dança, cinema, vídeo, além de informática, que já é um dos preceitos obrigatórios no convênio que contempla a integração da Rede Estadual com a Rede Nacional de Pontos de Cultura.



[1] ICOMI – Indústria e Comércio de Minérios S/A
[2] GARCIA, Leonai. 2009:63
[3] MinC – Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário