14.2.16

24 de fevereiro


1948. Macapá. Construção da sede do Esporte Clube Macapá, na Avenida FAB com Eliezer Levy

1686 – O rei d. Pedro II, de Portugal, dá ordem ao governador do Maranhão e Pará Gomes Freire de Andrade de fazer uma fortaleza no Torrego, onde os ingleses tinham tido uma, e de mandar os padres de Santo Antonio (capuchos) buscar a amizade dos índios Tucujus.

1752 – O governador do Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, realiza uma viagem de inspeção à então povoação de Macapá.

1772 – Sai de Belém o nono grupo de famílias oriundas de Mazagão Africana, para a então vila de Mazagão, no Amapá.

1949. Futebol. Nasce em Afuá-PA, o jogador CASTELO (Antonio Cardoso de Souza), que deu muitas glórias ao clube esportivo Sete de Setembro, e ao Guarany Atlético Clube.[1]

1950 – O empresário Durval Alves de Melo monta, em Macapá, o Urca Bar, no bairro do Trem, na confluência das ruas Feliciano Coelho com Eliezer Levy.

1951- Falece aos 69 anos, na cidade de Amapá, José da Silva Castanheira, juíz de Direito da Comarca de Macapá.  Ele era natural de Coimbra (Portugal).

1954. Futebol. É fundado em Macapá o Juventus Esporte Clube, por desportistas liderados pelo padre Vitório Galliani. Apelidado de “Moleque Travesso”, o Juventus produziu um verdadeiro batalhão de craques, entre eles, Tico-Tico (Zezé).[2]

1982 – É encerrado em Mazagão, o I Encontro de Avaliação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose na Região Norte, com a participação de delegados de todos os Estados e territórios da Região Norte.





[1] GARCIA, Leonai, 2009:85
[2] GARCIA, Leonai, 2009:22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário