10.2.16

15 de Fevereiro


1896 – O jornal A Província do Pará relata sobre a viagem de Cabralzinho a São Paulo.

1918 – O padre Júlio Maria Lombardi funda, em Macapá, o primeiro cinema da cidade: Cine Olímpia, que passa a funcionar sempre aos domingos, com vários curtas sobre a vida de santos. Localizado em frente à praça de São Sebastião (atual Praça Veiga Cabral, no mesmo local onde atualmente é a residência do bispo).

1945 – O DEC (Departamento de Educação e Cultura), pelo memorando nº 57, cria cursos de olaria, carpintari, marcenaria e mosaicaria no Grupo Escolar de Macapá (hoje Barão do Rio Branco).

1992 – É inaugurado em Macapá o prédio do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), a primeira instituição de ensino superior privado do Estado.

1993- É inaugurado o fórum da Comarca de Laranjal do Jari, pelo desembargador Dôglas Evangelista Ramos, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá.

2002 – Macapá. É inaugurada, no bairro Zerão, a Escola Estadual Professor Antonio Messias Gonçalves da Silva. Edificada numa área de 10.800 m2,  prédio possui 16 salas de aula, bloco administrativo, laboratório de Informática, refeitório, piscina semi-olimpica, quadra poliesportiva, além de urbanização externa. Custu aos cofres públicos R$ 1,5 milhão.

2004 -  Mazagão. O Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco descobriu, em Mazagão Velho, restos de 23 sepultamentos, além de plantas de uma antiga igreja. Segundo o responsável pelos trabalhos de escavação naquela área, o arqueólogo  Marcos Albuquerque, a equipe inicia, agora, os serviços de identificação das ossadas através do DNA[1] para verificar a raça e a causa mortis dos sepultados. Um fato interessante é que os restos mortais encontrados foram localizados em algo parecido com uma vala coletiva, levando-se à conclusão que eles teriam morridos de um tipo de peste que afetou a comunidade toda.

Nota: A história de Mazagão Velho teve inicio em uma cidade do Marrocos (África), que era uma colônia portuguesa, e que estava em constantes lutas contra os mouros. Por volta de 1740 a1750, o rei de Portugal resolveu transplantar essa cidade para o Brasil devido as descobertas de ouro no pais, e mesmo porque estava ficando extremamente oneroso para a coroa portuguesa manter essa luta na África. O reinado português então resolveu elaborar planos mais audaciosos para serem executados fora do seu domínio, e solicitou ao Marquês de Pombal que elaborasse um plano de Estado para proteger a Amazônia do assédio dos estrangeiros. E assim foi feito. O objetivo era ocupar de forma mais definida a região com o seu povo. Foi aí que surgiu a cooperação entre os que já estava aqui na região, formando as primeiras bases de Macapá, e os que estavam chegando.

Aqui, porém, surgiu um problema: os que para cá vieram não estavam preparados para reagir às doenças tropicais, levando a cidade a uma grande decadência. Nesse meio existiam trabalhadores e também pessoas de destaque social, como provam os botões de fardas e da Cruz de Malta, que é considerada uma condecoração muito importante.

Ainda junto aos sepultamentos, foram encontradas plantas de uma igreja com mais de quarenta metros de extensão, o que para a época tinha um tamanho relevante. Os próximos estudos estarão voltados para descobrir as demais edificações da cidade, o que deve dar uma idéia melhor de como funcionava a comunidade.



[1]              DNA: Ácido desossirribonucleico, responsável pela identificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário