10.2.16

12 de Fevereiro


1946 - Rádio Difusora de Macapá

1642 – Feito prisioneiro dos holandesses por ordem do conde Maurício de Nassau,.Bento Maciel Parente, mandado de São Luiz (Maranhão) para Pernambuco, não resiste e vem a falecer a caminho. (Vianna, Hélio,Estudos... pág 252-291).

1700 – O governador do Pará escreve ao rei de  Portugal, referindo-se à situação da região do Cabo do Norte. Ela dá notícias, também, da chegada ao Pará de uma canoa com quatro holandeses, habitantes do Suriname, portadores de uma carta de seu governo. Esse documento é importantes para a história, por revela a amplitude da antiga Capitania do Cabo do Norte.

1836 – Por ofício de nº 24, o comandante da Praça de Macapá, major Francisco de Siqueira Monterozzo Mello da Silveira Vasconcellos, relata ao presidente da Província do Pará, Jorge Rodrigues, que os norte-americanos estavam dispostos a trocar armamento com gêneros alimentícios. (Vidal Picanço, Estácio – Informações sobre História do Amapá, Macapá, 1979, Imprensa Oficial).

1878 – Armando Mendes de Oliveira é designado para Macapá como juíz municipal.

1953 – É realizado em Macapá o primeiro pouso noturno da Cruzeiro do Sul, em Macapá. A pista situava-se em frente à atual Igreja Batista, na Av. FAB.

12 de fevereiro de 1959 – Serra do Navio. É inaugurada a primeira escola primária de Serra do Navio, mantida pela ICOMI[1], com a participação de 250 alunos, filhos de funcionários da empresa, com professores, a maioria, contratados do Rio de Janeiro. Esta escola passou a ser referência no Estado, em razão do conteúdo curricular atualizado dos professores. (Icomi Noticias, revista, Ano I, nº 1, 1964).


1976 – Chega pela primeira vez a Macapá, proveniente de Afuá, no Pará, o médico e político Abelardo Vaz.

2008 – Os presidente Lula (Brasil) e Nicolai Sarcozy (França) se encontram em Saint Georges para selar o acordo de construção da Ponte sobre o Rio Oiapoque, que vai interligar o Amapá ao Platô das Guianas.



[1] ICOMI – Industria e Comercio de Minérios S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário