2.8.16

8 DE AGOSTO


1950. D. Aristides Piróvano, primeiro bispo de Macapá

1626 - O rei Filipe III (Espanha e Portugal) autoriza, por Carta Régia desta data, Bento Maciel Parente a explorar o rio Amazonas. O governador geral do Maranhão e o geral do Brasil receberam instruções para lhe facilitar essa exploração.

1691. O padre Samuel Fritz (jesuíta) apronta o primeiro mapa conhecido da Amazônia, com base nas informações fornecidas pelo padre Aloisio Conrado Pfeill em 1681, por ordem do padre Antonio Vieira. Esse mapa foi atualizado em versão mais conhecida, em 1707.

1858 – Nasce em Macapá o poeta, médico, político e educador Alexandre Vaz Tavares, patrono de uma das mais tradicionais escolas públicas de Macapá (Avenida Feliciano Coelho, com rua Jovino Dinoá, no bairro do Trem).

1959. Macapá. O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), através de seu Diretório Municipal Provisório de Macapá, comunica ao Juiz de Direito da Comarca de Macapá a nomeação de Mário Luiz Barata, para o cargo de presidente do referido diretório, e a indicação de Dalton Cordeiro de Lima e Amaury Guimarães Farias  como candidatos a Deputado Federal e suplente nas eleições de 15 de novembro de 1959.[1]

1968. Macapá. A Rádio Educadora São José entra no ar, com o prefixo ZYA-52, permanecendo por longos dez anos com informações e entretenimentos.

2001 -  O Centro Educacional Aninga, em Macapá, teve seu nome destacado no Relatório Anual do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil.

2007. A Assembléia Legislativa do Estado aprova, por unanimidade, projeto de autoria do Poder Executivo Estadual, que define a estrutura organizacional da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Assim, a Instituição passa a ser composta de Direção Superior, Deliberação Colegiada, Conselho Superior Universitário,Deliberação Regular, Reitoria e Vice-Reitoria, além de unidades de assessoramento e de execução programática. Até esta data, a UEAP possui seis cursos: Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Pedagogia (Licenciatura), Letras (Licenciatura) e Química (Licenciatura).. Com a aprovação, o projeto volta ao Poder Executivo que deverá sancionar como lei, dando inicio a organização estrutural da UEAP



[1] FOLHA DO POVO, jornal. Macapá, edição de 8 de agosto de 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário