2.8.16

1 DE AGOSTO



1950. Macapá. Festa social no Aeroclube

1954 – Chega a Macapá o cônsul nipônico em Belém, Tomiya Kosaki, que acompanha uma comissão de visitantes, composta de parlamentares também japoneses, para uma visita de cortesia e para tratar da vinda de novas famílias nipônicas para o Amapá.

1964 – Cabo Alfredo (Alfredo Oliveira) é nomeado representante do governo do Amapá no Rio de Janeiro. Professor, advogado e político,  Cabo Alfredo nasceu em Pindobaçu, na Bahia. Obteve o posto de cabo durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviu em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. De lá seguiu para o arquipélago de Fernando de Noronha. Terminada a guerra, havia concluído o curso de Educação Física, exercendo a profissão de professor de Educação Física no então Território do Amapá, que foi sua casa por mais de 50 anos, antes de fixar residência no Pará.  Ainda no Amapá, Cabo Alfredo exerceu 16 cargos publicos, entre os quais os de prefeito nomeado dos municipios de Calçoene, Mazagão e Macapá. Mas foi no Pará, na Transamazônica, que Cabo Alfredo viveu o que considera seu maior desafio na vida: o desbravamento de grande parte da floresta amazônica. Ele já partiu, e é saudade entre nós.

1971 – É criado em Macapá um escritório da Eletrobrás para supervisionar diretamente as obras da hidrelétrica do Paredão. São reiniciados os serviços, entrando em operação comercial em janeiro de 1976.

1985 – Laranjal do Jari. Criação da Paróquia de Santo Antonio, ainda sem autonomia, subordinada à Paróquia de Nossa Senhora da  Assunção de Mazagão. Pelo bispo d. Luis Soares Vieira,  juntando a ela todas as comunidades da margem esquerda do do Jarí, atendidas até o presente, pela paróquia de Almeirim. A sede é a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Laranjal do Jarí. O primeiro vigário da paróquia foi o padre Giovanni Idílio Pontarollo, do Pime (Pontifício Instituto das Missões). Igrejas e capelas relacionadas à paróquia: 1982 – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Cerca de 16 capelas fazem parte da paróquia, distribuídas pelas localidades de Laranjal do Jarí.

1995.  Pelo Decreto nº 2.453/1995, (do Estado do Amapá), o governador do Amapá, João Alberto Capiberibe,  cria o PDSA[1], no modelo de desenvolvimento sustentável mundial, com plano diretor para todas as ações sociais, econômicas e políticas.

2011. Revitalização da Escola Estadual Esther Virgolino. Foram vários dias de trabalho, reparos nas salas, nas partes hidráulicas e elétricas, além da pintura em todo o local.


2011. Inicio de reforma da farmácia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). Reparos no local de atendimento de venda dos produtos, laboratórios, abrangendo as partes de pintura, reforma do telhado, troca do piso, esquadrias, vidraças, confecção de balcão, rede elétrica, prateleiras e forro.

2012. Macapá. Construção (conclusão nesta data) da Escola Estadual Professora Jacinta Carvalho. Valor da obra: R$ 4.395.485,81.



[1] PDSA – Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário