5.8.16

17 DE AGOSTO



1648 -  Salvador Correia de Sá e Benevides assalta a Fortaleza do morro de São Miguel, em São Paulo de Luanda, e é repelido. As tropas brasileiras, que ele comandava, constavam de 900 homens, 323 ficaram fora de combate (163 mortos e 160 feridos); mas apesar desse revés, conservaram os nosso as suas posições diante da fortaleza, e dispunham-se a segundo assalto, quando o inimigo, no dia seguinte, propôs capitulação.

1755 – O governador do Pará, Mendonça Furtado, escreve ao rei de Portugal relatando a chegada, á região do Amapá, de alguns franceses solicitando ao governo do Pará a entrega de alguns escravos fugitivos de Caiena. Ver documento em Amapá Registros Históricos.
           
1930 -  Nasce em Macapá o desportista amapaense Avertino Loureiro Aciolli Ramos, que deu ao maior ginásio de esportes do Estado, o seu nome (Ginásio Avertino Ramos).


1987 – A banda de música Oscar Santos, do então Ginásio de Macapá (Hoje Escola Estadual Antonio Pontes, antes Escola Integrada de Macapá, sagra-se bicampeã do Norte, em campeonato regional de bandas marciais acontecido no Ginásio de Educação da Universidade Federal do Pará, em Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário