8.8.16

23 DE AGOSTO


1951. Estudantes concluintes do curso de normalistas da então Escola Noimal de Macapá (depois
 IETA), em visita à Barraca da Santa, na praça em frente à Igreja Matriz de São José.

1497 – Segundo o roteiro de Vasco da Gama, estando a sua esquadra neste dia a 200 léguas da Ilha de São Tiago de Cabo Verde (isto é, 12 graus ou 240 léguas do Sul, pois as léguas dos marítimos portugueses e espanhóis daquele tempo eram 162/3 do grau) e a 800 da costa da África  (portanto, 48graus ou 960 léguas ao Ocidente), avistou aves que, ao chegar à noite, voaram para S.S.O. com muita firmeza,como se houvessem uma terra. Com estas indicações, conhecida a posição da Ilha de São Tiago, cuja ponta meridional fica a menos de 15 graus de latitude Norte, pode-se concluir que Vasco da Gama estava a menos de 3 graus ao Norte do Equador, e os 48 graus longitude Oeste da costa africana, naquele paralelo, o colocam na altura do Ceará, isto é, a 38 graus de longitude Oeste de Greenwich, afastado mais de vinte léguas da costa brasileira. Está claro que a posição não pode ser estabelecida com muita precisão, porque o “ roteiro” apenas dá números redondos, e é mesmo mais provável que Vasco da Gama estivesse então a N.N.E. do Penedo de São Pedro.

1962. Futebol. Nasce em Belém-PA, Raimundo Américo Furtado de Miranda (Miranda).  Veio para o Amapá em 1987. Um dos grandes artilheiros da história do futebol amapaense.[1]
           
1988 – O governador Jorge Nova da Costa inaugura, na localidade de Carnot (Calçoene), o sistema de energia elétrica, instala uma máquina de beneficiar arroz e um poço artesiana, e faz doação de uma antena parabólica para a comunidade.

1964 – A Comissão Territorial de Investigação Sumária leva 32 servidores públicos do Território Federal do Amapá para as masmorras da fortaleza de São José, pelo prazo de 60 dias, sob custódia da Guarda Territorial, acusados pela prática de corrupção. Todos os servidores tinham ligações com o coronel Janary Nunes, inimigo figadal do então governador Luis Mendes da Silva.




[1] GARCIA, Leonai, 2009: 155

Nenhum comentário:

Postar um comentário