5.8.16

15 DE AGOSTO



1950 -ase Aerea de Amapá - Professoras Elza Del Castillo, Durvalina Braga
 da  Silva, Maria da Dores Gomes Correia, Aracy Farias e Rosalina Sabóia

1604. La Ravardière (Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardiére), com 400 homens, após permanecer perto do Cabo Cassiporé, regressa para Concale (na França), levando muita madeira (principalmente o pau-brasil), algodão, peles de animais, centenas de papagaios e homens do Brasil (índios). Entre eles está Itapicu, vindo da Serra do Ibiapava (entre o Piauí e o Ceará), que viverá os próximos anos como um verdadeiro aventureiro francês, atravessando várias vezes os mares. Entre os franceses estava outro curioso personagem: Jean Mocquet,  considerado o primeiro cronista do Amapá em razão das narrativas sobre a região, entre elas, as viagens de La Ravardière, as lutas entre os indios e novidades desse então novo mundo.

1823 – Os vereadores de Macapá e Mazagão fazem o juramento, em obediência ao novo regime do Governo Imperial do Brasil, após a independência nos seguintes termos:
            “Juro aos Santos Evangelhos em que ponho as minhas mãos, obediência e fidelidade á Sua Majestade Imperial e Senhor D. Pedro I e aos seus sucessores; observar e fazer observar todos os Decretos e Leis existentes, manter e deffender a Independencia do Reino do Brasil, até derramar todo o meu sangue”.

1935. Cabanagem. Os vereadores de Macapá, Ilha de Santana e Mazagão, em relação aos revolucionários cabanos que ameaçavam invadir a região, fazem juramento em obediência ao regime do Governo Imperial do Brasil, após a Independência: “Juro aos Santos Evangelhos em que ponho as minhas mãos, obediência e fidelidade a Sua Majestade Imperial e Senhor D. Pedro I, e aos seus sucessores, observar e fazer observar todos os Decretos e Leis existentes, manter e defender a Independência  do Brasil até derramar todo meu sangue”.

1846 – No discurso pronunciado pelo presidente da Província do Pará, na abertura da Assembléia Legislativa Provincial, cita: “...devem ser reduzidas as duas Comarcas da cidade e Baixo Amazonas e delas se devem cortar em pontos limítrofes tanto quanto bastar para uma nova Comarca da qual deverão constar os Termos de Macapá, Chaves, Porto de Moz e Gurupá, sendo o primeiro a cabeça da Comarca” (MOURA, Silvio Hall de. História da Magistratura Paraense, folha 48).

1915 – Nasce em Pinheiros, no Maranhão, o músico Amilar Arthur Brenhas. Chegou em Macapá em 1958, passando a se dedicar à música e ao ensino de violão, cavaquinho e bandolim aos jovens amapaenses. Muitos dos ex-alunos do professor Amilar Brenhas hoje  são grandes artistas.

1976 -  É inaugurada a igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Macapá, no bairro do Pacoval.

1989 – Macapá. Pela Lei Municipal n 347/89 PMM, o prefeito João Alberto Capiberibe autoriza a criação  do Diário Oficial do município de Macapá.





Nenhum comentário:

Postar um comentário