2.8.16

6 DE AGOSTO



1950. Santana

1697. O rei francês Luís XIV assina as credenciais a Louis-Roullin de Rouillé Marbeuf instruindo-o a reclamar junto ao rei de Portugal, contra o estabelecimento de portugueses ao Norte do Amazonas. [1]

1951. Começa a funcionar em Macapá a Escola de Prendas Domésticas de Macapá (atual Escola Estadual Santina Riolli, antes Ginásio Feminino de Macapá), fundada em 29/05/1944.

1953.  Realiza-se em Macapá, de 6 a 10, o I Congresso Eucarístico Territorial, com a presença do frei Estevão, de Fortaleza, um dos maiores oradores sacros da época.

1967 – Visita Macapá o presidente Costa e Silva, que aproveita para inaugurar uma termelétrica que recebe seu nome. O jornalista Elfredo Távora Gonsalves, por ter criticado severamente o governador Ivanhoé Martins – através da revista Hiléia – tem sua prisão solicitada aos órgãos de Segurança do reime militar dias antes da visita de Costa e Silva, mas seus amigos influentes o avisam antecipadamente, conseguindo anular a ordem de prisão. Em represália, Elfredo faz chegar até à comitiva do presidente Costa e Silva, quando de sua escala em Belém, exemplares da revista Hiléia, com denúncias que havia feito no momento em que foi exonerado da Divisão de Terras e Colonização (DTC), motivo principal de suas críticas.

2003 – Abertura, em Macapá, no Teatro das Bacabeiras, do I Encontro de Mulheres de Tecnologia, Ciências e Meio Ambiente, com a participação de mulheres de Macapá em Santana.



[1] SILVA, Joaquim C. O Oiapoque e o Amazonas. Campinas-SP. Unicamp. 2010. Pág. 50 (140-142).

Nenhum comentário:

Postar um comentário