8.8.16

21 DE AGOSTO


1951. Santana

1842 - O desembargador Rodrigo Souza da Silva e Pontes, presidente da Província do Pará,  manda em diligência o tenente-coronel de Artilharia Antonio Ladislau Monteiro Baena, com uma comissão para apurar a situação dos assentados na vila de Mazagão. A descrição da viagem feita por Baena foi encaminhada nesta data ao desembargador Rodrigo, que por sua vez remeteu ao ouvidor-geral do Pará para analisar e sugerir providências.

1926 -  Nasce em Macapá Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca. Desde a adolescência Sacaca se dedicou à pesquisa e ao uso das plantas medicinais, tendo produzido e publicado várias obras sobre o assunto. Sacaca destacou-se também em outros setores da vida cultural amapaense, como no Carnaval, onde atuou como Rei Momo por 23 anos.

1943. Futebol. Nasce em Bragança (Pará), o zaguelro Célio Paiva (Célio de Araújo Paiva), filho de João Barbosa de Paiva e Francisca Araújo de Paiva. Ele chegou a Macapá aos 7 anos. Iniciou carreira no Juventus Esporte Clube e Esporte Clube Macapá, mas chegou a jogar pelo Clube do Remo e  Paysandu Esporte Clube (ambos de Belém-PA).[1]

1955 – Glória Maria Sales de Araújo sagra-se campeã brasileira de Natação Infanto-Juvenil, na categoria feminina, pelo Amapá, em competição realizada na piscina do Pacaembu, em São Paulo.

1958. Com um culto solene é inaugurado o templo central da Assembléia de Deus no Amapá, localizado na Rua Tiradentes com a Avenida Presidente Vargas. O terreno foi comprado pelo capitão Janary Gentil Nunes, governador, de duas famílias, e doado à instituição religiosa.

2011. Construção (conclusão, nesta data) da Escola Estadual Juvenal Guimarães Teixeira, em Calçoene. Localizada na Vila de Lourenço. Valor da obra: R$2.991.601,14. Público-alvo: 840 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Estrutura: Cozinha, área de serviço e espaço para refeições dos alunos, quadra poliesportiva coberta com vestiários masculino e feminino, palco, alambrado, rampa de acessibilidade, sala de professores, de leitura, biblioteca, oito salas climatizadas, administração,diretoria, banheiros e área  de lazer


[1] GARCIA, Leonai, 2009:89

Nenhum comentário:

Postar um comentário