1.12.16

1º DE DEZEMBRO

1960 - Macapá. Aula de Datilografia no mesmo prédio da Escola Paroquial São José.

1640 – Fim do Domínio Espanhol e restauração da monarquia portuguesa, com  a ascensão de D. João IV, da Casa de Bragança, ao trono luso. A notícia só foi  veiculada no Brasil em junho de 1641.

1900 – O presidente da Confederação Suíça assina o Laudo de Berna (ou Laudo Suíço), através do qual a região contestada do Amapá pela França, se incorpora definitivamente ao Brasil.

1931 – O padre Felipe Blanc (MSF) é nomeado vigário da Paróquia de São José de Macapá, e superior local, de 1932 a 1947.

1949 – É inaugurada a Escola Profissional Getúlio Vargas, antes Escola Industrial, Ginásio de Macapá, e hoje Escola  Integrada de Macapá.

1962 – O coronel Terêncio Furtado de Mendonça Porto assume o governo do Território do Amapá.

1976 – É inaugurada no município de Amapá, a estátua de Francisco Xavier da Veiga Cabral (Cabralzinho), por iniciativa da Loja Maçônica Duque de Caxias e Governo do Amapá. A obra é do escultor português Antonio Pereira da Costa, o mesmo que fez a estátua de S. José, na pedra do Guindaste, em frente à cidade de Macapá, e esculpiu os dois leões na frente do prédio do antigo Fórum de Macapá (Hoje pertencente à OAB/AP)

1980 – O presidente da República, João Batista de Figueiredo, assina a Lei de Classificação de Cargos e Salários dos servidores dos Territórios Federais.

1987 – É fundado em Macapá o Instituto Histórico e Geográfico do Amapá, tendo como membros fundadores: Nilson Montoril de Araújo, Antonio Correa Neto, Dagoberto Damasceno Costa, Edgar Paula Rodrigues, Coaracy Sobreira Barbosa e José Aldeobaldo Andrade.

1992.  Pela Lei Estadual nº 39, é criado o Fundo de Desenvolvimento Rural doAmapá, FRAP, que tem por objetivo (artigo 2º) promover a elaboração e a compatibilização de ações especificas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e extrativistas vegetal, agroindustrial, pesca artesanal e aqüicultura.

1999 – A revista Veja, em edição de 1º  de dezembro desse ano, publica uma reportagem sobre Macapá, intitulada “Milagre na floresta”.

2002 – Falece em Macapá, Aracy Miranda de Mont’Alverne, professora e poetisa, autora dos livros Luzes da Madrugada e Arquivo do Coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário