11.12.16

17 DE DEZEMBRO

1960. Macapá. Capelinha de Nossa Senhora de Fátima, 
que  deu origem ao Santuário, no bairro Santa Rita.


1797. Nesta data, somente 50 dias após a anulação do Tratado de 10 de agosto, Nicolas Buache, membro do Instituto Nacional francês, lê na aula de Ciências Morais e Políticas um ensaio intitulado “Considerações Geográficas sobre a Guiana Francesa, referente aos seus Limites Meridionais”. Buache era sucessor de Bellin no cargo de hidrógrafo da Marinha no Depósito Nacional dos Mapas e Plantas do Maranhão e das Colonias”. De mente paradoxal, sustentando que uma comunicação entre o Amazonas e o Orenoco era “uma monstruosidade” em geografia, adiantara que, a despeito do Tratado de Utrecht, a possessão portuguesa da parte norte da bacia do Amazonas era “uma usurpação capital de que a França se queixava” e decidira demonstrar que o artigo VIII do Tratado de Utrecht confundira o Oiapoque do Cabo Orange com o rio de Vicente Pinzón de um jeito que prejudicou muito mais a França do que supôs La Condamine que o rio que tem o duplo nome de Vicente Pinzón e Oiapoque não era o do sábio acadêmico; completamente ao Oeste do Cabo do Norte a 50 léguas do Cabo Orange, mas era de fato o Cavaleiro d’Audiffredy, na Ilha de Marajó, a cem léguas do grande Oiapoque, fora da Guiana que o Verdadeiro limite da Guiana Francesa e do Brasil, não era o Carapaporis como acreditara La Condamine – nem mesmo a borda linear da margem guianense do Amazonas como pensara Lescarrier  -- era, porém, de fato, o meio da ilha de Marajó e o Rio Amazonas”.[1]

1894 – O capitão Desidério Antonio Coelho é eleito presidente da Região Contestada do Amapá, através de plebiscito ocorrido na então vila de Amapá. Desidério aceita, até que a população se reúna novamente para a escolha de um governo triúnviro.

1987 – Pela Lei Federal nº 7.639, criação dos municípios de Ferreira Gomes, Laranjal do Jarí, Tartarugalzinho e Santana. A mesma lei cria os distritos de Fazendinha (Macapá), Igarapé do Lago e Ilha de Santana (Santana)

1993 – A Polícia Militar do Estado tem os primeiros sargentos do sexo feminino da história da corporação. São eles: Adeilda Mira Bezerra, Alzira Souza Teixeira, Ana Claudia Alves, Arcione França Trindade, Eliete Viana Carvalho, Maria do Perpétuo Socorro, Maria do Socorro Santos, Selma da Silva Silva, Severina Paula de Andrade, Vânia da Conceição Maciel, Eunice Maria Correia, Jaíra do Socorro Correia, Kátia Silvana Cardoso, Marizete Góes de Magalhães, Maria da Conceição Carvalho, Marília Magalhães Baía e Risocleides dos Santos Ferreira.

2004 – Macapá. Quatro salas na Escola Sambódromo de Artes Populares foram cedidas ao Senai[2]. Os espaços serão administrados pela entidade até 31 de dezembro de 2005, e serão utilizados para a ministração de cursos profissionalizantes. No térreo foram cedidos três espaços: um para o curso de Panificação e Alimentos, outro para a Oficina de Marcenaria e um terceiro será usado pela administração do Senai. No primeiro andar funcionará o curso de Corte e Costuras. Os equipamentos e máquinas foram doados pelo Governo do Estado.[3]

2013 – Lançamento do Cadastro Rural Ambiental, que permite o registro públicos dos imóveis rurais e sua regularização ambiental no Amapá, melhorando a qualidade ambiental e beneficiando os produtores rurais.





[1] SILVA, Joaquim Caetano da. L’Oyapoc et l’Amazone (O Oiapoque e o Amazonas). Trad. Janaína Camilo. 2010, Pág. 112 (itens de 689 a 691).
[2]     SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
[3]     Jornal Diário do Amapá, de 13/12/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário